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Um bom planejamento é tudo!

E ai ? Já está tudo planejado para esse ano? Ou ainda está achando que 2020 começa só depois do carnaval? Ainda não se planejou?! Então continue com a gente que vamos te ajudar com isso agora!

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Um bom planejamento é tudo!
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Essa é a época do ano  em que é comum fazermos uma reflexão sobre tudo que vivemos no ano que passou, visualizamos nossos erros, identificamos nossos pontos fortes, fazemos reconciliações com familiares ou amigos, ou não, e começamos a pensar em como iremos planejar o ano que está iniciando!

O mais comum é que alguns acabam fazendo um planejamento ilusório com metas gigantescas e de prazos muito longos e por isso acabam desistindo no meio do caminho por desanimarem em meio de um processo exaustivo e longo. 

Mas então, que tipo de meta é viável se propor para que não haja frustrações, ou que haja o mínimo possível delas?

O ideal é que você crie metas alcançáveis, com prazo não muito longo para alcançá-las ,assim você se manterá sempre motivado, e isso vale tanto em seu planejamento financeiro quanto em outras áreas da sua vida.

 

Vamos deixar para você 5 dicas de como fazer um planejamento para sua empresa neste 2020. Bora que da tempo! Confira.

 

Para facilitar o processo de planejamento indicamos que você revise suas metas e visualize os novos objetivos que deseja para este ano.

Assim, sua empresa poderá cresce de maneira organizada, e alcançará seus objetivos de forma eficaz.

 

Ainda está em dúvida de como começar esse tipo de planejamento?

Relaxe, mas não muito ok?! rsrs

Estamos aqui para e ajudar com isso, acompanhe.

 

1- Crie a matriz SWOT da empresa:

Você conhece essa técnica? 

Análise SWOT ou Análise FOFA é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos. Wikipédia


Elaborar a matriz SWOT fará total diferença no seu planejamento empresarial para 2020.

Utilizando essa ferramenta, você terá uma visão global sobre as fraquezas e fortalezas do seu negócio.

E se baseando nessas informações, será possível identificar os problemas da empresa e planejar ações para solucioná-los.

Criar essa  matriz é muito simples, ela pode ser elaborada a partir da análise dos seguintes fatores:

  • Forças: descreva todos os pontos positivos da empresa, ou seja, atividades que são bem desenvolvidas, equipamentos, equipe dentre outros;
  • Fraquezas: liste os projetos que não estão gerando bons resultados para a empresa e precisam ser solucionadas;
  • Ameaças: analise as possíveis ameaças que podem surgir ao longo de 2020. Sobretudo, aqueles fatores provindos do mercado como concorrentes, legislação, fabricantes dentre outros;
  • Oportunidades: ações ou fatores que estão disponíveis no mercado e podem ser usados a favor da sua empresa.

Após levantar esses dados, analise as informações e verifique quais ações podem fortalecer sua empresa este ano que se inicia.

E lembre-se das suas metas ao longo de 2020, mantenha-se atualizado e sempre que preciso for modifique seu planejamento.

 

 

Um bom planejamento é tudo!

 

 

 

 

2- Estabeleça metas para o planejamento empresarial de 2020:


Essas metas serão o segredo para que sua empresa consiga atingir o sucesso que você deseja no mercado.

Aproveite bem o momento do planejamento, estabeleça as metas de curto, médio e longo prazo para o seu negócio em 2020.

Para identificar quais são as metas mais cabíveis para sua empresa, basta utilizar os dados da sua  matriz SWOT que foi criada anteriormente.

Tendo os dados em mãos você pode sentir a necessidade de criar metas como:

  • Aumentar o faturamento;
  • Reduzir os custos;
  • Contratar novos funcionários;
  • Criar novas parcerias;
  • Aumentar a carteira dos clientes da sua empresa.

O ideal é que as metas sejam audaciosas e capazes de motivar toda sua equipe.

Vou deixar aqui para você uma #DICAMAX: para que você consiga tornar realidade suas metas é recomendado dividir seus objetivos em períodos de tempo, veja como.

  • Curto prazo: ações que devem ser executadas no prazo de 3 até 6 meses;
  • Médio prazo: atividades com duração de 1 até 3 anos;
  • Longo prazo: metas que precisam ser cumpridas em cerca de 5 anos.

 

3- Crie um calendário de marketing:

 

Criar um calendário de marketing vai te auxiliar e muito na hora do seu planejamento empresarial.

Usando essa ferramenta você conseguirá planejar as ações promocionais da sua empresa com antecedência e eficiência, podendo assim realizar várias vendas.

Outra #DICAMAX é que você pode planejar suas vendas com cada fornecedor, e garantir desta maneira estoque suficiente para as datas comemorativas que estão por vir, para nunca ser pego desprevenido.

Ter o pensamento à frente pode te dar uma certa vantagem e segurança, você também pode programar a produção das suas campanhas de marketing e demais promoções.

Utilize ferramentas digitais como:

Entras outras, e compartilhe seus projetos e as datas com os demais colaboradores da empresa.

 

4- Contrate bons colaboradores:

 

Empreender não é fácil, e isso nós sabemos não é mesmo. Afinal, é  preciso tomar decisões sob pressão, analisar os indicadores financeiros e ainda pensar no atendimento ao cliente e na qualidade produtos/serviços que estão sendo oferecidos.

Devido ao acúmulo de responsabilidades, até mesmo o gestor mais experiente precisa formar uma equipe de colaboradores.

Assim, ela poderá lidar com situações complexas sem a presença do gestor, além de diminuir o acúmulo de funções.

Esse tipo de contratação é revertido no aumento da qualidade do atendimento e dos produtos/serviços prestados aos clientes.

Por isso, mantenha o foco em encontrar profissionais qualificados e oferecer boas condições de trabalho para eles.

Afinal uma equipe bem prepara e engajada é a alma do negócio.

 

5- Participe de eventos: 


 Eventos também devem fazer parte do seu planejamento empresarial. 

Neles, inclua a presença em palestras, webinars e em capacitações que reúnem especialistas que podem contribuir para a melhora dos resultados da sua empresa.

A troca de conhecimento e experiências é importante, você poderá aprender muito tendo contato com outros profissionais que ja  estão em destaque no mercado e que carregam consigo uma bagagem valiosa de experiências vivenciadas.

Uma ótima dica é fazer uma pesquisa antecipada e planejar a participação nesse tipo de evento com antecedência.

Assim, você poderá preparar tudo dentro da sua empresa para estar ausente por alguns dias, sem que isso venha afetar a rotina e/ou a produtividade da sua equipe. Verifique no seu calendário de marketing como andam os seus projetos, e quais etapas provavelmente serão realizadas no período da sua ausência, tenha certeza de que nenhuma etapa dos processos dependa diretamente da sua presença. Para que assim a rotina de trabalho da sua transcorra normalmente.

 

Notas finais:

Agora que você ja sabe por onde começar, bora que 2020 já esta a todo vapor!

Compartilhe em suas redes sociais e marca aquele amigo que está precisando de umas dicas úteis ^~

Continue com a gente e leia também Os 5 pilares de uma campanha de vendas de sucesso.

 

 

 

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