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Dicas para produzir imagens que convertem para anúncios

Quer saber qual tipo de imagem seria perfeita para usar em um anúncio? Então continue com a gente e confira.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Dicas para produzir imagens que convertem para anúncios
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Imagens bem feitas tem o poder da persuasão, e usando uma imagem chamativa para o seu anúncio você conseguirá transformar o seu conteúdo em um imã para o seu público-alvo.

 

Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos pra induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro indivíduo adote certa linha de conduta, teoria ou crença. Wikipédia

 

Usar conteúdo visual é a melhor maneira de chamar a atenção da audiência no meio digital, se bem usado esse recurso é claro.

Estamos na era digital, e por isso somos a todo momento bombardeados com conteúdo por todos os lados. Com certeza você já deve ter percebido isso em suas redes sociais.

Já se deu conta de que toda vez que você entra no seu Facebook dá de encontro com anúncios? É só dar uma roladinha no feed que lá estão eles, e não são poucos não.

Se você não sabe identificar um anúncio no Facebook vou deixar um exemplo aqui para você, e preciso te lembrar que lá eles também são conhecidos como links patrocinados, veja.

 

Imagens que convertem para anúncios

Mas o que tudo isso quer dizer??

Quer dizer que a concorrência é grande, e se você quer produzir um anúncio persuasivo que realmente te dê retorno vai ter que se empenhar pra isso.

Porém, se você não têm nem ideia de por onde começar, tenha calma, vamos te ajudar com isso.

Uma boa imagem gera interesse, chama a atenção, têm o poder de fazer com que seu cliente em potencial queira clicar no seu anúncio.

As campanhas de tráfego que você faz têm como missão atrair e convencer a sua audiência.

Estar sempre por dentro sobre as tendências nas redes sociais atualmente também é necessário, afinal, com toda certeza, seus futuros clientes estarão trafegando nelas e você precisa estar sempre atualizado.

Principalmente por que tudo muda muito rapidamente no meio digital, e isso tem impacto direto nas redes sociais. Tendências novas ditam o ritmo de posicionamento das marcas nessas plataformas, buscando sempre aproximar-se melhor do público.

E falando nisso você já escolheu o tipo de tráfego você vai usar para os seu anúncios? Ainda está em dúvida? Então leia também sobre o Tráfego orgânico e pago.

 

Dicas práticas para escolher e produzir uma imagem excelente, confira.

Tenha em mente que mesmo que você não seja profissional na área de design você pode sim produzir excelentes imagens,  porque mesmo que o photoshop seja o ideal para a produção de imagens para anúncios existem outras ferramentas que podem ser usadas como alternativa para iniciantes, e todas elas estão disponíveis na internet, apenas será preciso um pouco de pesquisa, estudo e dedicação da sua parte.

E lembre-se que uma boa imagem fala mais que mil palavras, por isso preste atenção nestas dicas que vamos te mostrar agora.

 

1- Rostos

Tenha preferência por imagens que mostrem rostos humanos, nós seres humanos somos facilmente atraídos por olhares, olhos são transmissores de sentimentos. Escolha imagens com olhares para a câmera, isso ajudará a criar um vínculo maior com seu cliente.

 

Imagens que convertem para anúncios

 

2- Fotos de pessoas com seu produto

Isso ajudará seus cientes a entenderem o uso do seu produto e suas dimensões (seu tamanho). Com imagens assim você também conseguirá gerar um sentimento de identificação com a marca e/ou produto.

Ou seja, se seu produto é para o público jovem, você pode utilizar a imagem de uma(um) modelo jovem, se for um produto de costura, por exemplo, seu público provavelmente será na faixa etária da melhor idade, o que significa que você poderá estar usando a imagem de uma mulher adulta de meia idade costurando.

Lembre-se sempre de adequar sua imagem ao tipo de público que você quer atingir.

Veja o exemplo abaixo, é a imagem usada para o anúncio de um produto para o público feminino jovem-adulto.

 

Imagens que convertem para anúncios

 
3- Cores contrastantes

Fazer o bom uso das cores pode ser uma ferramenta a seu favor na hora de escolher ou criar uma imagem para seus anúncios. Não sei se você conhece, mas existe a psicologia das cores e ela pode te ajudar muito na hora de persuadir seus potenciais clientes.

Há tempos, os cientistas têm pesquisado o efeito que as cores têm em nosso cérebro. Através de pesquisas descobriram que cada ser humano apresenta uma reação diferente quando exposto à determinada cor.

Atualmente existem testes desenvolvidos para nos ajudar na aquisição de conhecimento sobre nós mesmos por meio do poder de uma cor, o que a psicologia das cores explica. Interessante não é mesmo?!

Assim sendo, a área de marketing e publicidade têm usado cada vez mais esse gancho, usando as diferentes tonalidades de cores para atrair clientes e destacar o diferencial de suas marcas, produtos e anúncios.

Existem oito tipos de emoções primárias reconhecidas na psicologia das cores.

Sendo elas: A aceitação, alegria, curiosidade, medo, nojo, raiva, surpresa e a tristeza.

Essas sensações influenciam no comportamento das pessoas, segundo a psicologia. Confira as principais cores e seus significados:

Preto:

O preto tem uma simbologia forte. Mesmo estando associado às vezes à dor e à tristeza, também é visto como a cor do poder, do mistério, da sofisticação, da riqueza e da profundidade.

Branco:

Uma das cores bases. Está ligado a uma sensação de limpeza e pureza, não por acaso, também lembra proteção e simplicidade. Nas culturas ocidentais está ligado ao casamento e ao recomeço, enquanto nas orientais é atrelado à morte.

Verde:

Representa esperança e fertilidade, é a cor que remete uma sensação de vitalidade e também calma, tranquilizando a pessoa. Também está associada à juventude, ao orgulho e à perseverança.

Azul:

Essa cor está atrelada à calma e serenidade. Isso porque transmite uma sensação de paz e tranquilidade para quem a vê. Porém a tonalidade evoca também o conservadorismo e a frieza.

Amarelo:

É a cor do otimismo e da alegria. Tem o poder de estimular a inteligência do ser humano e também sua concentração. Não por acaso, está ligada ao idealismo e à sabedoria e também à inveja.

Vermelho:

Representa o dinamismo, o movimento e a ação. É capaz de estimular o corpo humano, passando a ele alta intensidade e sensação de confiança. As principais emoções relacionadas a ela são a raiva, paixão, perigo e excitação.

 

4- Imagens que transmitam a sensação do benefício, e não somente do produto

Agora vamos supor uma situação para exemplificar esse tópico. Acompanhe.

Se você vende um sabonete facial, uma imagem que se daria muito bem para o seu anúncio seria uma onde na qual houvesse uma mulher/homem acariciando a face transmitindo felicidade ao usar ou ter usado seu produto. Supondo que a/o modelo mostrado ali está desfrutando dos benefícios do seu produto, e que está gostando da sensação e do resultado.

Veja abaixo a imagem de Exemplo.

 

Imagens que convertem para anúncios

 

5- Quadro mental positivo

Imagens que sugerem coisas boas serão como um cartão de boas-vindas atrativo para o seu anúncio, elas farão com que a pessoa deseje estar ali, ou deseje fazer o que está mostrando no anúncio, transmite sentimento, sensações, uma imagem bem escolhida ou bem projetada será persuasiva e te trará ótimos resultados.

Você já conhece a experiência do usuário? Isso que te falei agora tem tudo a ver com UX.

Afinal toda relação que as pessoas têm com um produto, geram experiências boas ou más que são conhecidas como UX ou experiência do usuário. 

Veja abaixo uma imagem exemplo de quadro mental positivo.

 

Imagens que convertem para anúncios

 

 6- Faça sua escolha baseada no seu público 

Levar em consideração perfil e a faixa etária dos seus clientes é muito importante, quanto mais sua imagem se adequar a eles melhor serão seus resultados.

Estude o perfil dos seus clientes, o que eles gostam, quais são suas preferências, isso facilitará sua vida na hora da produção na prática. Quando mais informações você conseguir reunir, mais assertiva será o resultado final da sua imagem. 

Se você tem um público mais maduro, provavelmente produzir um anúncio mais conservador garantirá melhores resultados.

Porém se seu público for jovem essa abordagem não surtirá o mesmo efeito, com eles você pode ser mais ousado e usar imagens mais fortes.

Veja os exemplos abaixo:

Público conservador

 

Público jovem

 

 7- Imagens com alta resolução

 É fato que se sua imagem não estiver com uma resolução boa ela não vai chamar a atenção que é necessária.

Seja atento a esse pequeno detalhe e procure sempre entregar conteúdo de qualidade aos seus clientes.

Isso te trará credibilidade. E esse é um fator que gera segurança na hora que seu cliente decidir fazer a compra.

Essa é uma dica bem simples pra não deixar seu público passar raiva. Procure sempre colocar em seus anúncios imagens com alta resolução como as que eu deixei nos exemplos desse artigo para você.

E lembre-se, uma imagem ruim passa a sensação de desleixo, e isso pode e vai prejudicar o seu anúncio, caso aconteça.

 

8- Tenha clareza

Não estou te dizendo que sua imagem tem que ter muitas cores claras ou muito branco, sua imagem pode ter os tons de cores que você preferir.

O foco aqui em questão é a informação que você deseja passar, seja claro!

Quanto mais direta e curta for sua mensagem melhor, imagens com muita informação tendem a prejudicar os anúncios, tornando-os confusos.

Tente não deixar ganchos pra interpretações negativas, evite palavras como 'talvez, poderia'.

Vamos deixa abaixo um exemplo de imagem confusa, para você saber o que não fazer.

 

Imagens que convertem para anúncios

 

 

Agora que você já sabe como deve ou não deve fazer sua imagem, vamos deixar aqui para você dicas de ferramentas que você poderá estar usando para te ajudar a produzir imagens de qualidade, acompanhe.

 

1- Bancos de imagem

Essa ferramenta é a que vai garantir a qualidade da resolução da sua imagem. Existem bancos de imagem pagos, mas também existem bancos de imagens grátis. Veja alguns exemplos de bancos de imagem que você pode optar por usar abaixo:

 

 2- Ferramentas para edição de imagem

Existem ferramentas profissionais com as quais os designers trabalham, e que são complexas e vão exigir dos usuários conhecimento específico e estudo, veja:

  • Photoshop – a ferramenta mais completa e famosa para a edição de qualquer tipo de imagem.

  • Lightroom – recomendada para editar luz, cor, nitidez e outros elementos da imagem.

  • Illustrator – ideal para editar imagens em vetor, logos, ícones etc.

Essas São três ferramentas de propriedade da Adobe, e que apesar de serem pagas e terem um preço um pouco salgado, são completas. É necessário muita dedicação ou um treinamento específico para usá-las, se você tiver mais dificuldades, no entanto, são sim possíveis de serem usadas por quem não é designer ou um profissional da área.

  • Canva: essa é uma ferramenta online, e que possui a versão paga e gratuita. O Canva possui alguns modelos de templates prontos e permite edições básicas de imagens para anúncios e posts.

  • Pixlr – Essa ferramenta conta com a possibilidade de se fazer ajustes de cor, corte, efeitos, filtros etc. 

 

3- Lojas de ícones, ilustrações, filtros, etc.

Dentro dessas lojas você poderá comprar itens prontos que vão valorizar ainda mais o seu trabalho, que irão facilitar a vida, proporcionando a praticidade de não ter de fazê-los do zero.

Essa é a verdadeira mão na roda não é mesmo?

E o melhor é que são produzidos por designers profissionais, ou seja, são de ótima qualidade. veja abaixo dois exemplos dessas ferramentas.

 

 

Notas finais:

E aí? gostou das nossas dicas?!

Compartilhe em suas redes sociais e marca a aquele amigo que está precisando de umas dicas na produção de imagens ^~

Leia também sobre tráfego orgânico e pago descubra qual o melhor e saiba como fazer para divulgar e ter resultados excelentes com seus anúncios.

 

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