O que é hospedagem em site e para que ela serve - Maximize Space

Maximize Space - Painel de Controle Profissional Maximize

O que é hospedagem em site e para que ela serve

Se você é iniciante nesse ramo, com certeza já se perguntou sobre o que é hospedagem. Pois essa é uma questão bem comum para quem quer começar um blog, site ou uma loja virtual, neste artigo vamos te deixar por dentro desse assunto, confira.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

O que é hospedagem em site e para que ela serve
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Todos sabemos que para você começar um projeto online e se estabelecer dentro da internet, você precisará de um serviço como esse.

Bom, então vamos lá, quando você cria um site, deseja que ele seja acessado, não é mesmo?!

Mas para que isso aconteça ele precisa estar disponível em algum lugar dentro da internet, este "lugar" chamamos de servidor.

 

Mas o que é um servidor?!

Servidor é um computador parecido com aquele que é usado em casa, porém, especializado em armazenar arquivos e deixar cada um disponível para ser acessado por outros computadores posteriormente. 

Se você quer ter seu lugar na internet, o primeiro passo essencial é ter seu domínio próprio, porém ter apenas ele não vai garantir que seu site esteja online na internet.

Ou seja, além do seu endereço na internet (URL ou domínio), você também precisará de um lugar (hospedagem) específico para guardar os arquivos que compõe seu site. Tendo essas duas coisas você garantirá a sua presença online na internet.

 

Mas afinal, o que é Hospedagem??

O que quero te mostrar é que, o termo hospedagem de site está diretamente relacionado ao servidor, que armazena e deixa à disposição determinado site na internet.

Um site, nada mais é que um conjunto de arquivos, textos, imagens e códigos, isso mesmo.

E cada um desses arquivos pode ser baixado e lido por programas especializados, chamados de navegadores ou browsers.

O entendimento sobre o que é o termo hospedagem é bem simples, veja, um conjunto de arquivos que formam e compõem um site estão armazenados em determinado servidor, dizemos, então, que este determinado site está hospedado neste servidor.

Sim, é possível configurar qualquer computador para que ele se torne um servidor e possa assim publicar um site na internet, porém isso é um processo extremamente complexo e precisa de equipamentos adequados, e porém se se isso for feito sem exatidão através de um profundo conhecimento vamos encontrar vários inconvenientes.

Por isso é que existem empresas especializadas em hospedagem de sites na internet.

Empresas desse tipo mantêm o que chamamos de parques de servidores ou data centers.

 

O que são data centers?

Esses são lugares especializados em garantir centenas ou até mesmo milhares de servidores funcionando constantemente, mantendo assim a segurança dos dados e da disponibilidade dos sites todos os dias em tempo integral.

 A empresa responsável por fornecer acesso dos usuários aos recursos de hospedagem contratados. 

A empresa que você contratar pode te oferecer serviços em diversos planos e pacotes com recursos relacionados ao gerenciamento de sites.

Entre os principais recursos disponibilizados estão:

  • Certificado SSL;
  • Ferramentas de desenvolvimento;
  • Serviços de e-mail;
  • Construtores de páginas;
  • AutoInstaladores (de softwares);
  • Backups automáticos;
  • Suporte 24/7.

 

Recursos da Hospedagem

Existem muitos tipos de hospedagem, sendo que cada uma delas possui características e alguns recursos diferentes umas das outras.

Vou deixar aqui para você conhecer alguns dos principais recursos que fazem a diferença na hora d que for definir qual o tipo de hospedagem escolher para o seu projeto na internet, confira:

 

 

Armazenamento

Esse recurso também é conhecido como espaço em disco, ele se refere ao limite de espaço que o conteúdo do seu site poderá utilizar dentro do servidor escolhido por você.

Sendo assim, antes de contratar seu plano de hospedagem, é essencial ter o conhecimento de qual é o tamanho específico que os arquivos do seu site possuem, para assim poder comparar com o espaço em disco que será disponibilizado para você no servidor.

Preciso te lembrar que além dos arquivos do seu site, seus e-mails também vão ocupar esse espaço em disco disponibilizado a você.

 

Transferência

Esse recurso se refere a quantidade de dados que você poderá transferir para a hospedagem durante o período de um mês.

Exemplo: quando você precisar atualizar seu site, fazer upload de imagens ou qualquer outro conteúdo, o recurso de transferência estará sendo utilizado.

Quando você acessar seu site será feito o download dos arquivos pelo navegador, o que quero te mostrar é que a transferência ou tráfego também estará diretamente relacionada a quantidade de visitas que seu site receber.

Mas, no entanto, esse fator não estará relacionado aos picos de tráfego, mas sim, a um tráfego de maneira constante.

Mia um fatos que estará ligado ao consumo de transferência é a otimização do seu site, deixo aqui a minha #DICAMAX, sites com as melhores otimizações tendem a consumir menor número de recursos de transferência.

 

Painel de Controle


Esse recurso servirá para facilitar na hora que você for fazer a administração do seu site e dos recursos da hospedagem contratadas por você, e a parte melhor é que você usuário não precisará ter conhecimentos técnicos, pois esse recurso já foi totalmente planejado para isso.

Dentro dos painéis a interface é amigável e totalmente simplificada, o que tornará fácil o manuseio para você na hora do gerenciamento da sua hospedagem, quando for criar contas de e-mails, alterar suas senhas, configurar seus domínios, banco de dados, instalar softwares etc.

 

Contas de e-mail


Esse é o recurso que se tornará uma das principais ferramentas de comunicação pra você na internet, ter contas de e-mail com o seu domínio, além de passar seriedade e confiança também é muito profissional, isso vai te garantir um contato com muito mais credibilidade com os seus clientes e/ou leitores.

O recurso de e-mail é oferecido gratuitamente em muitas hospedagens.

 

Criador de Sites ou CMS


Para você que é afiliado e não tem conhecimento técnico sobre esse assunto, um dos principais fatores que deve analisar em sua hospedagem de site é a disponibilidade de Criador de Sites ou CMS ou "sistemas de gerenciamento de conteúdo".

Existem muitas formas para se criar um site e, com toda certeza, a melhor opção para você que é afiliado iniciante e também não sabe programar é escolher um criador “arrasta e solta”, ele será muito mais fácil de usar.

Tenha em mente que a Hospedagem de Site vai desempenhar uma função essencial para o seu site, afinal, ela tem o papel de armazenar todo o conteúdo do seu site e deixá-lo disponível na internet. 

 

 

Notas finais: 

E aí?! Entendeu o porquê da Hospedagem ser tão importante?

Compartilhe em suas redes sociais e passe esse conhecimento pra frente, e claro, não deixe de marcar aquele seu amigo que está com dúvidas sobre esse assunto^^

Leia também o dicionário da hospedagem em site e fique ainda mais por dentro desse assunto.

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: