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Top 10 tendências nas redes sociais em 2020

Nós que trabalhamos com redes sociais sabemos o quanto é necessário estar em constante aprendizado e sempre atualizado quanto as tendências para não ficar para trás. Acompanhe agora as 10 tendências para esse ano que está começando.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Top 10 tendências nas redes sociais em 2020
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 Conhecer as principais tendências dentro das redes sociais vai fazer toda a diferença para o seu negócio. Saber o que melhor funciona em cada plataforma, qual estrátegia mais adequada para ser aplicada com cada usuário, tudo isso é muito importante e também  te facilitará na hora de fazer a escolha de onde empenhar os esforços da sua equipe.

Saber quais são as principais tendências para esse ano é um diferencial competitivo importante para você que pretende ser destaque aos olhos do consumidor.

Atualmente vivemos em tempos de concorrência acirrada pela atenção dos usuários dentro das diversas plataformas sociais na internet, ter o maximo de precisão em como atrair um lead para as suas páginas pode, e com certeza, vai garantir o sucesso das suas estratégias.

Então bora se aprofundar nesse assunto? Estar sempre atento para as novidades e diferentes recursos que podem ser utilizados nas redes sociais  te garantirá inúmeros benefícios para o seu negócio.

Se interessou pelo assunto? então venha com a gente que vamos te dar dicas valiosas para um 2020 de sucesso. Veja.

 

1- Grupos no Facebook serão uma forte tendência:

E isso quem afirmou foi Mark Zuckerberg. O criador do Facebok definiu os grupos como o futuro da plataforma.

 

 

Top 10 tendências nas redes sociais em 2020

 (Matéria do jornal americano The Washington Post, com a manchete “Facebook diz que grupos privados são o futuro da rede social”).

 

 

Essa será a estratégia prioritária do Facebook para os próximos anos com o objetivo de continuar mantendo os usuários dentro da plataforma.

Já dá para perceber a incrível oportunidade que isso representa para sua marca? Consegue ver? Bom vou deixar aqui para você algumas dicas práticas que vão com toda certeza te dar muitas idéias.

Por exemplo, você poderia criar grupos específicos com temas relacionados à sua empresa,  e assim gerar conteúdos e informações relevantes para o seu público.

Essa é uma tendência com engajamento natural, desde que a estratégia seja bem pensada e  feita com foco no seu público e em suas reais dúvidas/problemas, curiosidades, etc, ok?

 

2- Fique de olho no TIKTOK:

Mas é claro que você já ouviu falar no TIKTOK, não é mesmo?!

Mas se ainda não,corre que ainda está em tempo de se atualizar e ficar por dentro desse assunto.

Sabia que uma boa parcela dos usuários em todo o mundo já passa mais tempo navegando por lá do que dentro do Facebook, a média está sendo de 45 minutos diários por usuário dentro da rede social, segundo informações do The Marketing Insider, sessão do portal MediaPost.

Acompanhe comigo, em apenas um ano esse aplicativo de vídeos curtos já atingiu mais de 500 milhões de usuários ativos por mês no mundo, com base no levantamento das redes sociais mais utilizadas da Statista.

Essa é a rede social ideal se a sua marca possui um público-alvo mais jovem, pois mais de 40% dos usuários do TikTok têm entre 16 e 24 anos, como conta o site Global Web Index.

 

 

Top 10 tendências nas redes sociais em 2020 

 

 

 

3 – O que dizer sobre alcance orgânico do Instagram e do Facebook? Eles vão diminuir ainda mais, confira:

Se você trabalhou com o Instagram ou Facebook nesse ano que passou, já percebeu que o alcance orgânico das suas publicações diminuiu, certo?

E sabe de uma coisa, a tendência é que isso continue em 2020.

Infelizmente, essa não é uma notícia favorável, o que significa que uma empresa gastará ainda mais em anúncios pagos para poder atingir mais pessoas nas redes, e assim alcançar bons resultados.

 

Top 10 tendências nas redes sociais em 2020

 

Calma, não se desespere, nós podemps te ajudar com isso, você apenas vai precisar fazer boas estratégias de marketing que tudo ficará bem.

Porém para contornar essa tendência, vamos deixar aqui para você uma #DicaMax:

- Utilize as redes sociais para levar os seus seguidores para um canal onde você tenha mais controle sobre a entrega dos conteúdos, como a comunicação via e-mail.

 

4 – As redes Sociais irão funcionar como mecanismos de busca:

Você sabia que isso já está acontecendo e você pode não ter notado ainda!

Quer saber como conferir? Da uma olhada nas redes sociais de nicho como o LinkedIn, por exemplo. 

Quando estão procurando emprego, por exemplo, os usuários estão cada vez mais indo diretamente ao LinkedIn para pesquisar por vagas, ao invés de usar o navegador Google.

Além do mais, em outras redes sociais, a pesquisa por produtos nas próprias plataformas também têm sido muito mais frequente que no Google, especialmente nos mercados da América Latina, Oriente Médio e África, de acordo com estudo da Global Web Index.

E é aqui que entra o uso estratégico de hashtags vai ser ainda mais importante para o seu negócio.

Quando for postar um conteúdo, pense em tags que vão facilitar com que os usuários encontrem o seu post, ok?

 

Top 10 tendências nas redes sociais em 2020

 

5- Vendas direto pelas redes sociais:

Com certeza você já percebeu que muitas redes sociais estão disponibilizando funcionalidades específicas para compra e venda de produtos.

Facebook Marketplace, Instagram Store…

 

Top 10 tendências nas redes sociais em 2020

 

A vantagem em questão é que fica muito mais fácil para o usuário comprar o produto que você está oferecendo. Com apenas um clique na imagem ele é direcionado diretamente para a sua página de venda.

Isso faz com aumentem as taxas de conversão, já que isso significa uma barreira a menos na jornada de compra do usuário nas redes sociais.

A facilidade está em ele não precisar mais copiar e colar um link, ou então ficar entrando no perfil para acessar o “link na bio”, muito mais prático.

 

6 – Maior engajamento com notícias e informações:


Atualmente as pessoas estão se informando pelas redes sociais, ao invés de consultarem sites de notícias ou conferirem no jornal da TV, por exemplo.

De acordo com um estudo da Forbes, 50% dos usuários da internete informam sobre as últimas notícias nas redes sociais, e isso acontece antes mesmo de serem impactados por outros veículos de informação,  e o principal motivo de isso acontecer é à alta velocidade com que as informações correm no ambiente digital.

Ta ai uma oportunidade de ouro de engajar ainda mais o seu público-alvo, oferecendo conteúdo de valor em suas redes sociais.

 

7 – E o Twitter em 2020? Ele será a oportunidade para gerar conteúdo viral sem gastar muito. Confira:

Você não tem um Twitter?

Você deveria ter um TWITTER!

Ou melhor, se você não anda acompanhando como as marcas estão usando o Twitter, deveria.

Afinal, essa rede social tem se consolidado como uma das melhores alternativas para gerar conteúdo viral e engajamento com o público e a tendência é que em 2020 isso se intensifique ainda mais!

As grandes marcas são grandes exemplos disso. Para ter uma ideia, um tweet da Netflix costuma gerar muito engajamento com ideias simples, veja.

 

Top 10 tendências nas redes sociais em 2020

 

8 –  Realidade Aumentada nas redes sociais:

O uso de Realidade Aumentada nos stories e nas publicações tende a crescer ainda mais em 2020.

Filtros, emojis, gifs, efeitos… Todas as animações que se sobreponham a imagem da câmera do usuário agora também podem ser criadas e utilizadas por sua marca.

Pense nisso como uma estratégia, uma maneira de atrair a atenção dos seus seguidores para um conteúdo em específico, de como engajá-los e poder criar experiências diferentes e marcantes para o seu público.

E já que falamos em stories, vale lembrar que essa é uma tendência dos últimos anos e que também continuará forte em 2020. Inclusive, eles passarão a fazer parte de mais redes sociais, como está acontecendo com o YouTube.

 

Top 10 tendências nas redes sociais em 2020

 

 

9 – Avaliações e reviews em redes sociais terão papel fundamental na hora da decisão de compra dos usuários:

Neste ano, será necessário se preocupar ainda mais com a avaliação e os comentários das suas páginas nas redes sociais.

E sabe porque? Atualmente, cada vez mais os usuários estão "investigando"  isso, e levando essa informação em conta antes de comprar um produto.

 Quase 30% dos usuários acessam as redes sociais de uma marca em algum momento da jornada de compra de um produto, segundo estudo da Global Web Index.

Além disso, mais de 80% dos usuários confiam em avaliações e reviews online como recomendação de um produto ou serviço, de acordo com a Bright Local.

 

10 – Segurança e proteção de dados:

 

Com todos os escândalos tão recentes do Facebook sobre vazamento de dados privados dos usuários para uso de marcas, os consumidores se tornaram cada vez mais preocupados e de olhos bem abertos com relação a segurança de suas informações e para quê elas serão utilizadas.

Pensando nisso, as plataformas de redes sociais já estão alterando algumas de suas políticas de segurança para manter protegidas as informações de seus usuários.

Uma dica que podemos te dar é que a sua postura como marca em 2020 deve ser sempre de tentar deixar o mais claro possível para o usuário sobre qual a finalidade de estar pedindo suas informações e para que elas vão ser utilizadas. Procure assegurá-lo sobre seus dados! Tomar essa atitude trará mais confiança ao usuário quanto a sua marca.

 

Notas Finais:

Agora que você já está por dentro das principais tendências nas redes sociais para 2020 bora colocar tudo em pratica que é sucesso na certa!

Continue com a gente e conheça Também os fundamentos do design UX. E descubra como melhorar ainda mais a relação do seu público com o seu produto.

 

 

 

 

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