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Remarketing e Retargeting quando devo aplicar cada uma dessas estratégias??

Você conhece essas duas estratégias? Que apesar de serem parecidas e muitas vezes confundidas são diferentes. Vamos te mostrar agora as diferenças e vantagens de cada uma delas, confira.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Remarketing e Retargeting quando devo aplicar cada uma dessas estratégias??
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 Saber como usar as estratégias de Remarketing e Retargeting coerentemente pode trazer inúmeros benefícios ao seu negócio.

São constantemente confundidas, por serem parecidas, porém são sutilmente diferentes, e se isso não for notado pode ser prejudicial  ao que seria uma ótima tática.

Planejar e executar corretamente as estratégias de marketing que mais se adequam ao seu digital, tendo em vista sempre as características do negócio é um desafio constante no dia a dia de qualquer empresa.

Para que isso aconteça, é necessário conhecer as aplicações de cada uma delas, e as  melhores práticas que podem ser exercidas por cada uma individualmente, como no caso do remarketing e retargeting.

Sabendo dessa importância vamos mostrar pra você agora as diferenças existentes entre remarketing e retargeting, e deixaremos em evidência as vantagens de se aplicar cada uma delas em momentos pertinentes.

Tendo em mente que o marketing digital tem a capacidade de se reinventar e se atualizar, e isso acontece de maneira muito mais dinâmica que a maioria das ferramentas de comunicação.

Se por um lado isso é bom para permitir constantes evoluções na maneira como abordamos nossos clientes, por outro lado é ruim, por necessitar de atualizações váriadas vezes para manter um negócio sempre competitivo e interessante frente à concorrência.

Bom, primeiro vamos falar separadamente de cada uma dessas estratégias, confira.

 

Remarketing

Como início vamos falar sobre o que é remarketing.

Essa estratégia está diretamente relacionada à práticas planejadas pra o reengajamento de pessoas que demonstraram interesse direto por sua marca, utilizando o e-mail marketing. 

Principlmente porque nessa etapa você não está mais interagindo com "pessoas" e sim com seus leads.

Vou deixar aqui um exemplo para você saber em que momento usar essa estratégia, e como isso aconteceria num evento cotidiano, dentro da rotina do seu negócio, acompanhe.

Imagine que uma pessoa entrou em seu site, pesquisou por algum produto ou serviço que você está oferecendo, colocou o produto no carrinho, saiu do site e não efetuou a compra. Esse é o momento pertinente par se fazer remarketing.

Ok! Mas como? 

Quando você notar que isso aconteceu é hora de enviar um e-mail de remarketing para o seu lead deixando claro que você notou o interesse dele por seu produto/serviço e oferecendo uma promoção/desonto relâmpago, algo que incentive seu lead concluir a venda.

De acordo com o E-commerce Trends 2017 o remarketing viabiliza um aumento de 11,3 vezes nas visitas do site, além de permitir um crescimento de 3,1 vezes no número de clientes do e-commerce.

E também sabemos que a interação entre marcas e clientes nunca deve ser unilateral, sabemos que para viabilizar a fidelização de seus clientes é necessário buscar meios para que isso aonteça, e o remarketing é um deles. Pois além de proporcionar impacto novamente no lead o mantém ativo, o que também é muito importante.

 

Remarketing e Retargeting quando devo aplicar cada uma dessas estratégias??

 

Agora que você já conhece o remarketing, deve estar se perguntando. Mas e o retargeting?? Não se preoculpe, vamos falar dele agora.

 

Retargeting

 Ele consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a marca, seja no site, seja em outros canais diversos, como ferramentas de busca, sites parceiros e redes sociais.

Imagine novamente um visitante que acessa o seu e-commerce. Quando ele realiza essa ação, o site (que deve estar corretamente configurado para essa estratégia) instala um cookie no navegador e, com isso, a marca consegue coletar os dados de navegação do usuário.

Caso ele acesse uma página de produto, mas não finalize a compra, o retargeting permite encontrá-lo depois, acionando o cookie.

Assim, ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads sabem qual anúncio mostrar, de acordo com o comportamento previamente demonstrado. 

A estratégia permite realizar uma alta segmentação dos anúncios, o que aumenta a efetividade dela.

 

Remarketing e Retargeting quando devo aplicar cada uma dessas estratégias??

 

 Mas afinal como unir as duas estratégias??

Assim como é indicado usar o retargeting on-site e off-site, a marca também pode adotar essa estratégia conjuntamente com o remarketing.

 A ação combinada entre as soluções impacta positivamente o consumidor e torna a presença online mais completa.

Ainda assim, para unir o remarketing e retargeting, é essencial desenvolver as boas práticas de ambas as estratégias, evitando uma presença ostensiva que se torne agressiva ao usuário.

É necessário ter atenção e verificar se as ações estão sendo complementares. Por exemplo, mandar diversos e-mails e estar em todos os sites e redes sociais acessados pelo usuário é excessivo e pode fazer com que ele repudie a marca.

Determine tambémQuanto tempo ira durar sua campanha, buscando ser ser mais relevante para o consumidor.

Outra boa prática é mensurar sempre os resultados, verificando como o cliente responde a essas ações e quais são mais bem-sucedidas.

Como acompanhamos, juntos, remarketing e retargeting  possuem um grande potencial para aumentar as vendas do seu negócio e ajudar na construção de uma marca mais forte para o consumidor.

As estratégias, no entanto, devem ser pensadas e planejadas para oferecer sempre qualidade e relevância ao cliente.

 

Notas Finais

E ai? Você já conhecia a diferença entre essas duas estratégias?

Já faz uso de alguma delas?

Compartilhe em suas redes sociais, e aproveita e já marca aquele amigo empreendedor que está precisando atualizar suas estratégias.

Leia também os cinco pilares de uma campanha de sucesso, e fique sempre a frenta da concorrêcia.

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