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Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

Já parou pra pensar quantas decisões um consumidor precisa tomar até realmente adquirir algo? A quantidade de anúncios e ofertas é imensa. O que você precisa é conquistar o coração e a mente do seu cliente. Veja como.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente
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Nosso cérebro é uma máquina fantástica e nele esxistem sistemas cognitivos  que tomam decisões automáticas por nós.

Quando você vai comer algo, por exemplo, não precisa se programar como, vou pegar a colher, vou colocá-la no prato, vou levá-la até a boca, agora vou tirar a colher da boca e vou mastigar.

Seu cérebro já sabe automáticamente o que seu corpo deve fazer. Nossos mecanismos cognitivos são ativados através de gatilhos mentais que reagem e nos fazem agir sem que percebamos.

 E isso acontece também quando vamos tomar outras decisões. Você sabia que até na hora de comprar algo podem ser acionados gatilhos mentais para influenciar nossas escolhas? Veja.

Você conhece os gatilhos mentais para e-comerce?!

 

POR ULTIMO EU VEJO O TÍTULO >^.^<

 

Todos os dias somos bombardeados com estímulos pisíquicos online e ofline, no meio profissional e pessoal.

A verdade é que nossa vida se resume em tomar decisões. E na maioria das vezes essas decisões são influencidas de alguma maneira.

Você já percebeu que se lembra de várias marcas pela cor? Isso se chama psicologia das cores, e também usada para te convencer e te persuadir na hora de suas escolhas. Principalmente por cada uma delas ter um significado específico.

 

 

POR ULTIMO EU VEJO O TÍTULO >^.^<

 

 

O que as grandes empresas, pequenos e médios empreendedores precisam é apenas descobrir qual o tipo de cliente querem alcançar, e ter sempre em mente para que tipo de pessoas estão ofertando seus produtos, qual a faixa etária dessas pessoas, quais são seus gostos, rotinas, dores e mais algumas informações.

A partir daí, então, é só pensar em uma campanha publicitária que se encaixe perfeitamente ao que eles precisam no momento.

Facilitando assim aos "marketeiros"de plantão preparar e adaptar suas campanhas publicitárias para seu publico-alvo específico, facilitando ainda mais a implantação de gatilhos mentais com intuito de persuadir e convencer com muito mais facilidade seus clientes na hora da escolha do produto desejado.

O importante é que quanto maior o número de informações e mais completo e verdadeiro o perfil estabelecido seja, maior será a chance de sua empresa manter um bom relacionamento com o cliente. Fazendo com que o seu público-alvo adquira seus produtos e serviços e, consequentemente, trazendo prosperidade para seu negócio.

 

POR ULTIMO EU VEJO O TÍTULO >^.^<

 

Outra ferramenta muito usada para convencer o público atualmente é o vídeo marketig, o mercado está mudando e com ele muitas ferramentas estão ficando obsoletas e outras como essa que estamos te mostrando tem tido um espaço muito maior no mercado atual.

Principalmente pelo grande aumento de tráfego mobile em todo mundo nos últimos tempos.

Você sabia que o Brasil possui 236,5 milhões de celulares com linhas registradas e ativas?

Se assustou com os dados apresentados acima? Pois é, eles foram confirmados pela ANATEL.

E vale lembrar que nos dias atuais criou- se uma tendência cultural a dar preferência a conteúdos em vídeo em vez de textos, nosso cérebro processa 60.000 vezes mais rápido através de estimulos audio visuais do que em formatos textuais. 

 

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Um exemplo claro de que o vídeo marketing é uma ferramenta poderosa se bem usado, são as campanhas publicitárias focadas em datas comemorativas.

Normalmente são vídeos curtos, porém muito objetivos, que tem como meta instigar e persuadir  o consmidor à efetuar uma compra ou várias de determinado serviço ou produto.

São vídeos visualmente belos, bem trabalhados e a maioria deles tem uma frase "chiclete", uma canção ou melodia marcante ou então tudo isso junto. 

Com o dia dos pais muitas marcas já investiram seu tempo e dinheiro em campanhas focadas nessa data comercial, vamos deixar abaixo para você um exemplo de video marketing da marca conhecida mundialmente O Boticário, veja:

 

 

 

 

Mas então, quais seriam os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente? Confira.

1- Comparação:

Em qualquer decisão que vamos tomar, todos nós temos o hábito de comparar o produto e/ou serviço com um similar para avaliar tanto o preço quanto a qualidade do item escolhido.

O que você precisa ter em mente quando for criar e/ou vender seu produto é que ele será comparado. Pensando nisso você tem duas opções.

- A primeira é deixar a comparação a critério do cliente; 

- A segunda opção seria trabalhar cuidadosamente no seu marketing e na sua copy para propciar uma comparação imediata, indicada por você mesmo.

Deixando ali palavras que facilitem o caminho da comparação para onde você deseja. Lembrando sempre de especificar todas as qualidades, vantagens e benefícios que seu produto/serviço possui, e que ao comprar, seu cliente vai automaticamente adquirir.

 

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2- Reciprocidade:

Nesse caso seria validada a estratégia de você oferecer uma vantagem ou benefício antes. Sem que seu cliente esteja esperando.

Esse é o gatilho de reciprocidade, você fornece de alguma maneira algum conteúdo de valor ou uma ajuda, ou seja, um fator a mais que o cliente não esperava.

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3- Atração ou Simpatia:

De alguma maneira mostrar que você é uma pessoa normal, isso é o que poderiamos chamar de "gente como a gente", as pessoas interagem mais facilmente com outra pessoa se reconhecem que a mesma posui coisas em comum, como gostos musicais, restaurantes, hobies, etc.

Só o fato de você não falar de uma maneira formal, não se comportar de uma maneira tão formal ou escrever de uma maneira tão diferente pode te aproximar ainda mais do seu público-alvo. Tente sempre ser amigavél, cordeal e trate todos com igualdade. 

 

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4- Prova Social: 

Quando a pessoa for olhar o que você tem a oferecer ela vai começar procurar provas de que não esta entrando em um barco furado.

Seu cliente vai investigar se já passaram outras pessoas por ali, e vai querer saber a opinião delas.

Para que possa chegar a conclusão que seu produto/serviço é bom e confiavél, por isso é tão importante provas sociais principalmente para infoprodutos, sejam elas em vídeo ou comentários escritos, para que assim você possa deixar claro para o seu cliente em potencial que aquilo que está oferecendo é confiável, de qualidade e que entrega todos os benefícios e vantagens que você disse.

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5- Autoridade:

Além de provas sociais, onde outras pessoas falam que seu produto/serviço é de quaidade e entrega o que promete, você também precisa mostrar autoridade no assunto.

mostrando sua experiência, carreira, cursos, especializações etc.

Assim seus futuros clientes vão ter mais confiaça em você , no que você diz e consequentemente também vão confiar ainda mais no que você está ofertando.

 

POR ÚLTIMO EU VEJO O TÍTULO >^.^<

 

6- Comprometimento:

Aqui, através de pequenos comprometimentos que seu potencial cliente for adquirindo no decorrer do percurso de sua estratégia de vendas, os quais são necessários que aconteçam e que farão com que ele não desista da compra do seu produto ou serviço, pois isso iria digamos que contra os valores que ele carrega consigo. Veja.

Por exemplo, se você vende um produto que defente o meio ambiente, no caminho entre o conhecer e o comprar você pode ir implantando valores que condizem com a causa.

Assim as pessoas que se interessarem por sua oferta certamente perceberão esses valores implantados sutilmente em sua campanha, e assim vão se identificar e se comprometer automaticamente com seu produto, mesmo que inconscientemente.

Se você conseguir isso certamente você efetuará sua venda com sucesso!

 

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

 

7- Escassez:

Usando esse gatilho você deixa a entender que seu produto está acabando, que restam poucas vagas, que só tem essa oferta hoje, esse é um ótimo gatilho mental e muito eficaz.

Por exemplo, se você vende um curso pode utilizar a frase "temos apenas mais três vagas", "últimas vagas" ou então "útima chamada". 

Isso atrairá a atenção do seu cliente em potencial, despertará nele o desejo de ter aquilo que você está ofertando e também fára com que ele fique curioso para ver os resultados, principalmente por parecer algo que todos estão adquirindo.

Afinal, quem não gosta de algo que se for comprado agora acaba e só você e um grupo seleto vai ter vai ter.

Muitas marcas renomadas como Gucci, Nike, Adiddas entre outras fazem uso desse gatilho lançando edições limitadas de seus produtos. Instigando seus clientes a comprar seus produtos através desse gatilho de escassez.

 

 

 Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

 

8- Curiosidade:

O fato é que, por natureza somos todos curiosos, não é mesmo?!

Mas então, por que não usar isso a seu favor?

Gerar curiosidade é uma estratégia que da super certo, achar maneiras de instigar seu cliente fará com que ele preste ainda mais atenção em seu produto e no que você para falar sobre ele.

A curiosidade depois de gerada tende a prender a atenção do cliente na sua oferta, pois agora depois de instigado ele irá querer respostas.

 

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

 

 

9- Storytelling:

Todos nos comunicamos por meio de histórias. E se comunicar corretamente através delas, além de prender a atenção do público também faz com que o seu ponto de vista ganhe mais veracidade e confiabilidade.

Podendo assim conseguir muito mais fãs e ter muito mais atenção, possuir um maior número de pessoas te ouvindo é vantajoso, principalmente para quem almeja fazer propaganda de algo, e isso consequentemente e provávelmente além da maior visibilidade o fará vender mais.

Mostrar através de uma história como seu produto fez diferença na vida de alguém, surte muito mais efeito do que simplismente mostrar por fatos que seu produto é melhor por "a" mais "b".

 

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

 

10- Especificidade:

Seja específico, deixe claro como seu produto vai fazer a diferença na vida do cliente e como irá realizar isso, dizer que você entrega qualidade  muitas vezes não é o suficiente, pois frases generalizadas podem ser ditas por qualquer pessoa, o seu diferencial precisa ser argumentos palpáveis.

Pontue fatos, pesquisas que foram feitas e como foram feitas, você pode até mostrar parte desses processos se assim possível for, deixe claro como você entrega essa qualidade prometida.

Seja específico não só com as suas "promeças", deixando sua oferta clara, mas também tenha especificidade em quais serão os benefios entregues.

Lembrando também de sempre exemplificar o porque adquirir sua oferta seria a solução para as dores do seu cliente em potencial, tente matar todas as objeções para que não sobrem dúvidas que possam atrapalhar o desenrrolar da sua venda. 

 

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente 

 

11- Emoção:

Esse gatilho é uma das maximas na hora da decisão de comprar algo, a decisão é tomada na emoção e só depois justificada pela lógica. 

É preciso ser perceptivo a isso quando for fazer sua campanha de marketing. Achar digamos que "o fio da meada" nesse âmbito te fará progredir e engajar facilmente a sua campanha com o contexto que você deseja, facilitando ainda mais alcançar seus objetivos de vendas.

Primeiro mostre os benefícios emocionais, são eles que movem o mundo, solucione as dores do deu cliente em potencial, Mate todas as objeções, só assim, depois, você exemplifica os benefícios da lógica.

 

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

 

Os próximos três e últimos gatilhos também são emoções, porém essas foram nomeadas separadamente pelo fato de que são muito eficazes se usadas corretamente.

 

12- Ganância:

No mundo capitalista onde vivemos atualmente, ganhar dinheiro nunca sai de moda não é mesmo?!

O fato é que, sim, é preciso ter dinheiro! E apesar de muitos dizerem que dinheiro não traz felicidade, porém ele pode resolver muitos problemas, por exemplo, em um caso de enfermidade você conseguirá pagar um bom hospital e bons médicos, abrindo as portas para a segurança, calma, satisfação e felicidade em um momento de desespero e apreenção.

Todas as pessoas no mundo querem ganhar dinheiro, disso não temos dúvidas, e você pode usar isso a seu favor para realizar as vendas que tanto deseja. Não sabe por onde começar? Veja.

Exemplificando os benefícios que serão adquiridos caso o cliiente compre a sua oferta, como ele pode aumentar sua renda e/ou mudar sua vida financeira, e tudo isso depois de ter em mãos a solução para os problemas que você está propondo.

Usar argumentos como "sair da crise", "driblar a crise" ou então "rensa extra" podem prender ainda mais a atenção do seu cliente em potencial. 

 

 

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

 

13- Medo:

Esse gatilho é extremamente forte. Muitas pessoas passam a vida governadas pelo medo, medo do que as outras pessoas vão pensar ou falar, medo de tudo dar errado, medo de perder dinheiro.

O maior dos medos atualmente é o medo da crítica, e hoje em dia, com todo o crescimento das mídias, e tudo acontecendo e viralizando tão rapidamente faz com que para muitas pessoas esse gatilho se torne um ponto fortíssimo.

Muitos querem ser aceitos, querem se sentir parte de algo, querem pelo menos parecer importantes.

Na maioria das vezes as pessoas que se sentem assim querem comprar o que as outras pessoas que ela deseja que a aceitem têm, querem se inturmar e vão fazer o necessário para que isso aconteça.

Você tambem pode usar isso à seu favor, de maneira que sua estratégia de marketing seja planejada e pensada para conquistar esse público, mostrando que através do seu produto/serviço esse medo que ela sente será discipado, que a sua oferta pode resolver esse problema por ela, que seu produto foi especialmente pensado para solucionar essa questão que ela tanto teme. 

Vale lembrar que o medo em questão a ser solucionado pode ser proveniente de vários fatores como, por exemplo, aceitação, saúde, estética, financeiro, etc.

 

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

 

14- Culpa:

Esse por fim é um gatilho pouco usado, porém também é eficaz, afinal a maioria das pessoas se sente internamente prssionada e culpada por não estar fazendo algo que acha que deveria estar realizando, como por exemplo, uma dieta, uma renda extra, um curso ou conheciimento específico visto como necessário, etc. 

Se você conseguir provar e exemplificar com clareza o porquê seu produto/serviço vai solucionar as questões pelas quais seu cliente se sente culpado, certamente ele vai se sentir atraído por sua oferta.

Mostre que seu produto/serviço é necessário, útil e indispensável. Tente soluciona todas as possíveis dúvidas. 

Faça com que seu potencial cliente consiga visualizar com facilidade que sem seu produto/serviço ele vai continuar com os mesmos problemas e a mesma vida de sempre.

Seu público não pode ter objeções quando for tomar a decisão final de compra, por isso um boa pesquisa sobre seu público-alvo e uma estratégia de marketing bem pensada fazem toda diferença nessa hora.

 

Os 14 gatilhos mentais mais usados atualmente

 

 

Notas Finais:

E você já conhecia todos osgatilhos mentais citados acima? Já faz uso de algum desles?

E o mais importante, tem dado certo? 

Conte para a gente as suas experiências com gatilhos mentais. 

Compartilhe esse artigo com aquele seu amigo empreendedor que você sabe que está precisado de ideias para dar um "UP" em suas vendas.

Compartilhe também em suas redes sociais e espalhe essas informações tão importantes! 

Sabe quais são os cinco pilares para alavancar suas vendas e bombar o seu negócio? Se sim, Que bom! 

Não sabe ainda! Continue com a gente então e fique sempre atualizado. :)

 

 

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