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Aprenda como otimizar seu tempo com essa regra simples

Você já ouviu falar no Princípio de Pareto? Não?! Então continue com a gente e confira um método simples e prático de organizar sua rotina e otimizar seu tempo.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Aprenda como otimizar seu tempo com essa regra simples
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Podemos dizer, analisando os dias atuais, que o produto ou serviço mais valioso que está sendo comercializado é o tempo. Com toda certeza podemos afirmar isso.

Vou deixar aqui para você dois exemplos bem simples que confirmam essa afirmação que fiz acima, acompanhe.

As grandes empresas responsáveis pelo transporte, seja ele terrestre, aéreo ou subterrâneo não estão vendendo o meio de transporte em si, e sim estão comercializando o tempo que você pode economizar em seu dia a dia se fizer o uso deste ou daquele meio.

As empresas de fast-food, que te proporcionam experiências deliciosas e prazerosas, no conforto do seu lar também não vendem a comida somente, seu maior diferencial é sem dúvidas a praticidade e a comodidade que te oferecem, evitando que você saia de casa e possivelmente enfrente o trânsito barulhento para buscar sua comida, lanche ou pizza.

Há muitos anos o tempo vem sendo comercializado, e isso tem sido feito de maneira tão sutil sem que a maioria de nós percebamos.

A empresa Uber por exemplo, ela não vende o transporte de taxi, isso já existia, ela oferece uma oportunidade de bem-estar e economia de tempo, através da rapidez de seu serviço e a praticidade de podermos usar o aplicativo para solicitar seu meio de transporte.

Outro exemplo simples é o aplicativo Waze, que ajuda o motorista a traçar rotas, o guiando pelo caminho mais curto, proporcionando assim mais agilidade e economia de tempo no dia a dia  para seus usuários.

Na correria em que todos vivem, boa parte das pessoas se sentem frustradas por não ter tempo, e isso acontece principalmente nas grandes cidades. O que na maioria dos casos é causado por trânsito excessivo e grandes distâncias que precisam ser percorridas todoa os dias para poder cumprir as tarefas diárias.

Vou te mostrar como, veja, numa cidade pequena não é necessário que você saia de casa duas a três horas antes para chegar ao serviço, nem precisa se planejar muito para ir a uma praça, parque ou evento.

No entanto, se você mora em uma metrópole otimizar seu tempo é prioridade, principalmente para poder proporcionar a si mesmo momentos de pausa, o que com um cotidiano agitado de uma cidade se torna cada dia que passa uma missão difícil de se realizar. 

Hoje quero falar com você sobre o Princípio de Pareto, essa é uma técnica que vai te ensinar uma maneira simples de como otimizar seu tempo, e além disso vai te ajudar a identificar quais atividades você precisa dedicar mais do seu tempo e empenho. 

Sabemos que num mundo perfeito tudo aconteceria numa mesma proporção, seus afazeres, trabalho e descanso estariam sempre em sincronia e todos esses itens teriam a mesma proporção. Não haveria desgasto nem corporal e muito menos emocional, não haveria estresse, a vida seguiria sem muitos altos e baixos, calmamente.

Todas a coisas que fossem realizadas teriam o mesmo consumo de tempo e a mesma contribuição no quesito qualidade. Mas como eu disse isso num mundo perfeito. 

Mas no mundo real não funciona bem assim, não é mesmo?!

O italiano Vilfredo Federico Damaso Pareto, um dia observou as vagens em seu jardim e notou que 20% delas continham 80% das ervilhas saudáveis, essa observação o levou a pensar sobre uma distribuição de probabilidade desigual.

Depois disso ele começou a observar outras coisas, e fazendo isso descobriu que 80% das terras italianas pertenciam a 20% de toda a população, ele também descobriu observando diferentes industrias, que 80% de toda a produção era resultado de apenas 20% das empresas.

 

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No ano de 1941 o gestor de qualidade Joseph Moses juran encontrou um padrão semelhante ao encontrado por Pareto, na distribuição de tipos de defeitos de certos produtos em grandes industrias que ele se dedicou à observar.

Após longas analises o que  Joseph descobriu foi muito interessante, ele constatou que 80% dos problemas de qualidade vinham de apenas 20% dos defeitos listados.

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Da relação entre esses dois trabalhos nasceu o conceito de Pareto, também conhecido como a regra do 80/20, que afirma de uma forma geral que sempre 80% dos resultados vem de 20% das ações realizadas.

 Esse princípio pode ser observado em seu dia a dia, vou te dar alguns exemplos agora, confira:

  • Em casa você fica 80% do seu tempo em apenas 20% do total da casa, o espaço que normalmente refere-se ao seu quarto;
  • 20% dos clientes criam 80% da receita de uma empresa;
  • 20% dos seus aplicativos é responsável por 80% do tempo gasto em seu smartfone;
  • Ou seja, 20% do seu tempo é responsável por 80% das coisas importantes que você faz durante o dia.

O Princípio de Pareto é uma ferramenta muito simples e serve para que você possa priorizar e gerenciar as tarefas que realmente fazem a diferença.

Uma coisa que pode ajudar muito para que você possa colocar essa ferramenta em prática é elencar as atividades que são feitas durante seu dia e quanto tempo cada uma delas leva para ser efetuada.

Para que assim você possa otimizar seu tempo identificando os 20% mais importantes, podendo trocar as atividades de menor importância por outras, ou então diminuindo o tempo que usa nelas, para que sobre mais tempo para as tarefas relevantes e de real importância.

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Por isso o diagrama de pareto é uma ferramenta que auxilia atualmente na organização de grandes corporações, com ele se consegue de maneira eficaz visualizar e priorizar as coisas mais importantes a serem realizadas durante uma rotina diária. Ajudando a manter sempre a organização.

como já te disse anteriormente segundo o Princípio de Pareto, 80% dos resultados provém de 20% dos esforços, e a mesma relação se aplica em outros quesitos, veja:

  • 80% dos problemas são devidos a 20% das causas listadas.

 

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 Aplicar o Diagrama de Pareto facilita identificar,  estudar e a resolver os problemas comuns em qualquer negócio, ou operação.

Usando-o , é possível identificar, por exemplo, erros, defeitos, insatisfação de clientes, consumo de recursos, etc.

Esse princípio também pode ser muito útil para investidores que desejam otimizar investimentos e maximizar seus rendimentos.

Fazendo o uso do diagrama para analisar uma cadeia de dados é mais fácil identificar quais geram maior retorno e quais são os que rendem menos.

Sendo assim, pode definir suas prioridades e produzir de forma mais focada para chegar aos resultados esperados.

Podendo até mudar suas estratégias de marketing, seus processos de produção, entre outros, para melhor utilizar seu tempo. E tudo isso por saber quanto exatamente do seu dia você dedica em cada atividade.

Manter a organizaçao e o foco é uma das coisas mais importantes, quando se deseja progresso e lucratividade em seu negócio, se essas duas coisas caminharem juntas, consequentemente você alcançará o sucesso tão almejado. 

 Existem vários fatores que fomentam o princípio de Pareto nas vendas das empresas.

O principal  deles é possívelmente o de que os seus top 20% dos clientes gastam significativamente mais do que os outros 80%. No entanto, isso é apenas uma parte da conversa.

Sabemos que alguns clientes o fazem mais do que outros simplesmente por demanda, pois são maiores ou têm maior verba para comprar seu produto.

Porém não é essa a lição que queremos tirar do princípio de Pareto.

Assim, 20% dos vendedores ganham 80% das comissões, 20% dos clientes correspondem por 80% dos lucros de qualquer negócio, 20% das celebridades dominam mais de 80%, enquanto 80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores e, 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas, segundo a Wikipedia

No entanto isso não quer dizer que devemos aceitar simplesmente o Principio de Pareto e nos contertar em silêncio.

É certo que toda empresa deveria coletar seu dados, observá-los e aplicar essa ferramenta valiosa, para aprimorar seu potêncial e lucros.

O que quero te mostrar é que depois que você descobrir quem são os clientes que fazem parte do seu top 20%, poderá analisá-los e ver qual é o diferencial da sua empresa com eles que não é aplicado com os outros 80%. Pode ser um detalhe sútil, mas que pode fazer total diferença.

Essa simples estratégia de observação pode potencializar suas vendas significativamente. Pode ser que tenha passado algum detalhe despercebido por seus olhos, durante a correria do dia dia, principalmente se sua carteira de clientes for extensa. 

Porque se for parar pra pensar esses 20% captaram melhor a idéia do seu produto, e com isso agregaram o valor essencial á ele para que seja consumido com frequência. 

 

Aprenda como otimizar seu tempo com essa regra simples

 

É normal dar mais atenção aos 20%, é da nossa natureza darmos mais de nós ao que a nossos olhos brilha mais.

Mas precisamos tomar cuidado para não perdemos o interesse e esquecermos dos outros 80%, ou então por desatenção acabaremos afastando esse público que já está de alguma forma ativo, mesmo que de maneira mais lenta.

Afinal se observarmos cuidadosamente pode-se surgir ideias de como potencializar esses 80% que já são promissores, pelo simples fato de já estarem dentro da sua carteira de clientes. Ou então o seu desenteresse mesmo que seja sem querer pode se tornar num convite para que seus clientes migrem para a carteira da concorrência.

O certo é cuidar dos 20% sem se esquecer dos outros 80%, tentar manter o equílibrio é sempre a melhor escolha, principalmente porque dessa maneira você saberá o que precisará fazer para colocar em ação uma nova estratégia, pois conhecerá bem seus clientes, tanto os que compram muito, quanto os que fazem uso do seu produto eventualmente.

Mas é necessário se aplicar o princípio de pareto para que o processo de criação de uma nova estratégia aconteça. Atualmente muitas empresas tratam seus clientes todos por igual, isso é admirável. Porém, será que os clientes que estão dentro daqueles 80% serão efetivamente estimulados com as mesmas estratégias que os clientes que fazem parte dos 20%?

Afinal, clientes localizados nos 80% são aqueles que a grosso modo falando, não entederam bem qual o valor do que você está oferecendo, ou seja, por mais que você faça uma estratégia aparentemente perfeita. Seus resultados não chegarão a 100%, por que grande parte da sua carteira de clientes não esta devidamente engajada.

 

Aprenda como otimizar seu tempo com essa regra simples

 

É importante  deixar em evidência que o fato de você ter o interesse e a iniciativa de criar uma estratégia de manutenção de clientes já é um ótimo começo.

Isso não quer dizer que de primeira  você irá agregar um número gigante de clientes novos aos seus top 20%, porém você já terá um começo, e poderá ir fazendo mudanças estratégicas em seus processos, para assim ir aprimorando seus passos cada vez mais e transformando seus 80% aos poucos em clientes assíduos também.

 

 

Notas finais

E então, como você anda se comunicando com seus clientes?

Tem posto em prática alguma estratégia?

Já tinha ouvido falar do Princípio de Pareto? 

Já faz uso dessa ferramenta?

Compartilhe com seus amigos essa ferramenta essencial para dar um up na sua carteira de clientes e em seu lucro.

Veja também dos 5 pilares para uma campanha de vendas de sucesso. 

 

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