O que é mercado de afiliados? É um dos negócios digitais mais promissores do momento. - Maximize Space

Maximize Space - Painel de Controle Profissional Maximize

O que é mercado de afiliados? É um dos negócios digitais mais promissores do momento.

Mercado de afiliados é um dos negócios digitais mais promissores do momento.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

O que é mercado de afiliados? É um dos negócios digitais mais promissores do momento.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O avanço das tecnologias impulsionou uma nova modalidade de vendedores, os chamados afiliados. Ano após ano o mercado de afiliação cesce no Brasil.

Com toda certeza você se lembra daqueles vendedores ambulantes que iam de cidade em cidade batendo de porta em porta vendendo roupas, calçados, redes, enxovais, panelas, remédios e inúmeras outras coisas.

Eles ainda existem e trabalham duro de sol à sol todos os dias, porém não tão numerosos quanto antes. As novas tecnologias deram espaço para o surgimento de uma nova categoria para esse ramo, promovendo o nascimento de novos promotores de ideias e itens.

Hoje em em dia podemos chamá-los de afiliados digitais, pois são basicamente pessoas que recebem comissões para indicar e/ou promover produtos, sejam eles físicos ou online, de outras pessoas, em ambiente virtual.

Todos os anos o mercado de afiliados cresce cada vez mais no Brasil, com a chegada de novos profissionais no ramo, oque gera cada vez mais conteúdo com foco em afiliação.

A grande diversidade de publicidade digital, grandes sites com milhões pessoas de audiência fizeram muitos afiliados migrarem de pequenos nichos para esses sites, e tudo isso por causa da grande expanção das redes sociais e comunidades.

Esse crescimento contínuo tem direcionado e incentivado a profissionalização dos afiliados e tem inspirado confiança nas empresas que tem foco nesse nicho digital. Sabemos que muitas dessas empresas hoje estão estruturadas praticamente sobre seus programas de afiliação, e que para incentivar ainda mais esse ramo dão comissões generosas em troca da fidelidade e audiência de centenas de milhares de pessoas Brasil a fora.

O comércio eletrônico cresceu 12% em 2017 em relação ao ano enterior, com o faturamento na ordem de R$ 59,9 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

No mesmo ano a IAB Brasil, constatou em suas pesquisas que o marketing digital cresceu 25,4% se comparado com 2016 e movimentou mais de 14,8 bilhões.

O esquema utilizado é assim, nas plataformas conecta-se quem vende (o produto), quem propaga os produtos (os afiliados) e por fim, o consumidor final, fazendo uso de publicidade online para alcançar clientes em potencial (os chamados Leads).

O funcionamento do mercado é bem simplificado e de acesso fácil, tanto para empresas que querem divulgar seus produtos e/ou serviços, como para pessoas físicas que tem interesse em ingressar nesse ramo para ganhar dinheiro com a internet.

Basicamente o programa de afiliado funciona da seguinte maneira:

- O afiliado se cadastra na plataforma;

- Recebe um link para divulgar os produtos e receber comições quando as vendas forem realizadas pelo link do afiliado.

O mecanismo funciona pefeitamente bem e com toda a segurança necessária, pois é administrado por plataformas que oferecem total segurança ao sistema.

A principal vantagem de ser um afiliado é que você não precisa criar um produto, é só ir até as plataformas e se afiliar aos que já estão prontos, passando a divulgá-los, e se você tiver experiência com marketing digital e vendas poderá ter resultados imediatos.

Sabemos também que basicamente existem dois tipos de afiliados, vamos te mostrar aqui quais são eles:

- Afiliado autoridade: É aquele que aparece no mercado e têm uma audiência de pessoas que o seguem fielmente nas redes sociais, e ele recomenda os produtos que está afiliado para essa audiência. Ele têm um blog, participa de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, You Tube, LinkedIn, tem lista de emails, grava vídeos talvez e mantém uma relação com essa audiência. Então ele usa essa autoridade que tem com essa audiência como moeda, e assim vende seus produtos. Ele sabe ser persuasivo e prende a atenção do seu público , se permanece sempre aparente. geralmente afiliados assim são ligados a um nicho específico, fazem vendas utilizando sua autoridade naquele determinado assunto.

- Afiliado árbitro ou investidor: Esse afiliado por outro lado não aparece, não tem uma autoridade no mercado. Basicamente o que ele faz é comprar e vender anúncios, produto e venda, resume-se a isso. Porém ele tem suas vantagens, trabalhando assim ele não precisa se prender a um nicho em específico, podendo divulgar qualquer produto de qualquer nicho.

 

Em tempos de crise, ser empreendedor digital virou uma boa aposta.

 

Já pensou em ser um afiliado de sucesso? Vamos te contar o que é preciso para que isso aconteça.

Comprometimento, responsabilidade e dedicação são a base principal para ser um afiliado de sucesso. Também é preciso ter em mente que apenas o afiliado é responsável por seu próprio sucesso, e é fundamental que ele conheça o perfil do público que o acompanha em suas redes sociais.

Qual o papel das redes sociais nesse tipo de negócio?

As redes sociais são as principais ferramentas de trabalho do afiliado e toda a divulgação é feita por meio delas.

O mehor é que não existe hierarquia de importancia entre elas. Ou seja, o próprio afiliado é quem escolhe as redes socias com as quais quer trabalhar, tendo em vista o público-alvo que pretende atingir, considerando os diferentes perfis dos leads em potencial.

Atenção com a linguagem é importante, saber se expressar de maneira correta para que a mensagem toque seu cliente em potencial, e todo seu cuidado e dedicação resulte em muitas vendas.

O segredo para o sucesso

Basicamente o sucesso nesse mercado tem como base dois pontos simples que vamos te mostrar agora:

  1. A escolha de um nicho rentavél
  2. Gerar tráfego para o seu site

Mas então qual o perfil de afiliado você deve aderir para começar suas vendas?

Não é segredo para ninguém que ser um afiliado autoridade surte mais efeito a longo praso, porém isso demanda tempo, e para quem está começando agora isso não é muito interessante, porque para se conseguir um real retorno teria que se construir uma audiência primeiro, construir sua autoridade no mercado, através de conteúdo e interação nas redes sociais e isso demanda tempo.

Por isso é recomendado que você comece sendo um afiliado árbitro podendo transitar por diversos nichos e produtos, e ao mesmo tempo escolher um específico que você tenha afinidade e ir construindo aos poucos, e com tempo sua audiência consistente.

Seu foco principal de estudo, aplicação e de investimento deve ser o tráfego, você terá que aprender a gerar tráfego de todas as maneiras possíveis. No entanto, existem algumas fontes que são mais utilizadas para compra de tráfego por afiliados. Vamos deixar abaixo algumas pra você:

  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • You Tube Ads
  • Google Adwords
  • Bing Ads
  • Native Ads
  • Compra de mídia em redes sociais de grande alcance como o Facebook, por exemplo.

Porém vale lembrar que sem um planeamento prévio e sem um plano de marketing para a divulgação do seu site ou blog, a coisa não vai funcionar direito. Leia também nosso artigo sobre o planejamento de mídias socias para alcançar o sucesso

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: