Officeless: a categoria dos profissionais do futuro - Maximize Space

Maximize Space - Painel de Controle Profissional Maximize

Officeless: a categoria dos profissionais do futuro

Esse é um movimento que acredita em relações de trabalho baseadas em autonomia, propósito e confiança.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Officeless: a categoria dos profissionais do futuro
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Desde que o mundo é mundo a maneira de se trabalhar têm sido a mesma, que é basicamente ter que ir até seu local de trabalho, realizar suas funções e cumprir o horário estipulado pelo empregador que te contratou, e exercer a função ou as funções designadas por ele.

No entando, nos últimos tempos têm-se  transformado o olhar para como se deve trabalhar, tendo em vista sempre garantir a qualidade máxima do produto ou serviço oferecido no final de cada processo.

Se baseando nessa nova perspectiva sobre o ambiente de trabalho e seus resultados finais, surgiram dois conceitos que estão sendo muito utilizados pelas empresas atualmente, que são eles: 

O Endomarketing

Que basicamente refere-se a cuidar do bem estar interno de uma empresa, estamos nos referindo a cuidar do seu público interno, seus funcionários, os atualmente mais conhecidos como colaboradores, para que eles se sintam confortáveis e seguros em seu ambiente de trabalho, para que assim desempenhem suas funções com qualidade.

Isso no caso da empresa manter o padrão tradicional de desenvolvimento de seus processos de trabalhos, onde o colaborador precisa estar presente fisicamente todos os dias, cumprir um horário determinado, o que em determinadas corporações precisa-se até de bater cartão, na entrada e na saída.

Se quiser se aprofundar mais sobre como funciona o Endomarketing? Nós temos um artigo bem detalhado que vai te ajudar a entender e por em prática essa técnica de gerenciamento de colaboradores.

No entanto, hoje vamos te mostrar um novo movimento que vem tomando espaço, e que acredita em relações de trabalho baseadas em autonomia propósito e confiança.

O officeless

Muita das vezes esse conceito que têm o nome de Officeless é usado como sinônimo para o termo Home Office por terem um contexto de funcionamento de processos baseado em que não é preciso estar fisicamente presente dentro de um escritório para exercer suas funções. Porém eles são bem diferentes se estudados a fundo, mas ai você se pergunta, mas como?

Relaxa que vamos te explicar a seguir, para que você possa conhecer e entender a sutil diferença entre esses dois métodos de desenvolvimentos de funções de colaboradores.

Então, o tão conhecido Home Office, como uma boa parte das pessoas ja têm conhecimento, está relacionado ao trabalho remoto exercido diretamente de casa, isso mesmo. Poder trabalhar em casa não seria um sonho?! Bom, há controvérsias quanto a isso. Vamos te explicar o porque.

A imagem pintada pelo Home Office é a de uma pessoa de pijama largadão, deitado na cama, com um notebook ou smartfone, sozinho trabalhando da maneira que quiser, com aquele velho estigma do "trabalhando de pijama porque você pode". Pois é, só de ler isso já da pra sonhar em estar nessa cena, não é mesmo?

Entretanto, há muitos obstáculos para conseguir ser realmente produtivo e ter um bom  desempenho num cenário como esse, consegue visualizar esses entraves? Vamos analisar juntos novamente esse cenário de um novo ângulo então, ok?

Já parou pra pensar que seu travesseiro mais confortável vai estar lá também, seu edredom favorito, sua televisão e suas séries favoritas esarão ali no alcance de sua mão. E quando você tiver um prazo de entrega e der aquela vontade de assistir aquele episódio novo imperdível, há um risco tremendo de dar o play e só parar de assistir umas três horas depois, sem se dar conta do tempo.

Ou então, Aquele dia que você acorda não tão disposto querendo aqueles cinco, dez, quinze minutinhos a mais, sem falar que você não receberia seu empregador ou cliente de pantufas e meias, não é mesmo? nem de pijama. A realidade é que você nem sempre você vai estar sozinho.

Como o Home Office o Officeless trata-se de trabalho remoto, porém não com o mesmo conceito. 

No Officeless você pode sim não trabalhar dentro de um escritório, no entanto não precisa ser necessariamente em casa. Podendo optar por exercer suas funções de qualquer lugar que você goste, garantindo assim seu bem estar e aumentando sua produtividade.

Você pode escolher inúmeros lugares para trabalhar como, por exemplo, um café, na sua chácara, do seu barco, etc..

Podendo também trabalhar em casa, mas recomendamos que se optar por essa escolha você crie uma rotina, escolha um lugar apropriado da sua casa para trabalhar, procure sempre se trocar, é preciso manter o foco, e isso se torna muito mais complicado no aconchego do seu lar. 

Vale lembrar que não é preciso abolir o seu escritório, ele se tornará na verdade seu ambiente de apoio, onde você pode querer trabalhar, porém você não vai precisar estar sempre lá para que isso aconteça.

Tenha em vista que na maior parte das vezes você vai desenvolver o seu trabalho com alguém, ou para alguém, normalmente você terá uma ou mais pessoas fisicamente perto de você, e algumas vezes você poderá estar sozinho. Por isso, a habilidade de se comunicar e se fazer presente é também muito importante pra quem trabalha remotamente.

Quando nos referimos a "se fazer presente", queremos dizer que você não precisa necessariamente estar dividindo uma mesa ou um escritório com alguém para estar efetivamente ali.

O que queremos deixar claro pra você é que Officeless tem muito mais a ver com a maneira com que você se porta e as ideias que você coloca em prática, do que estar fisicamente ao lado de alguém para trabalhar.

Vendo por essa lente podemos identificar vários obstáculos no trabalho remoto. No entanto, é preciso conseguir enxergar esses problemas, para que você possa trabalhar dia a dia encima deles, solucionando aos poucos cada um, aprimorando seu trabalho e melhorando seu desempenho.

É fazendo dessa maneira que você vai conseguir atingir o potencial máximo do trabalho remoto, vendo ele como ele realmente é, tendo conhecimento de todos os seus desafios diários, não somente pensando na parte "fácil" que seria o Home Office.

Bom, agora você já conhece o Officeless, seus conceitos e como funciona. Vamos então te mostrar algumas vantagens de ser um colaborador que trabalha baseado no trabalho remoto, vamos lá:

Trabalhar enquanto viaja

Ao aderir a esse estilo de trabalho você poderá se fazer presente durante uma viagem inadiável, por exemplo. Podendo exercer suas funções normealmente mesmo que você esteja em um hotel, numa pousada, na casa de um parente, etc. Essa flexibilidade também pode ser muito útil caso você tenha uma família com filhos pequenos por exemplo.

Trabalhar em outros países sem viajar

Atualmente um grande número de empresas tem preferido colaboradores por trabalho remoto, pela facilidade e praticidade de poder escolher um profissional de qualidade que não precise estar todos os dias dentro do escritório, ou seja, esse profissional pode morar em outra cidade, outro estado, ou até mesmo outro país. Pessoas que estão efetivamente presentes, e oferecendo um serviço de alta qualidade, mesmo não estando fisicamente ali.

 E isso é vantajoso para o colaborador também, já pensou trabalhar em outra cidade, estado, ou país, sem ter que se preocupar com aluguel, mudança, passagens, etc.

Hoje em dia é bem comum ver, profissionais trabalhando na área de edição de vídeos para youtubers, por exemplo, recebem todo o material que precisarão ser editado em casa e desenvolvem seu trabalho no local que acharem melhor, seja em casa, num café ou escritório, o importante é respeitar os prazos de entrega, aumentando assim sua confiabilidade e credibilidade.

E na maioria das vezes esses profissionais não moram perto dos seus empregadores.

Ter flexibilidade no ambiente de trabalho

Isso também é um diferencial positivo nessa nova categoria. Principalmente para profissionais que trabalham dependendo de sua criatividade. 

Para muitas pessoas estar dentro de um escritório gera uma tensão que dificulta seu desempenho, por isso poder trabalhar em ambientes diferenciados pode ser muito viável. Tornando assim seus colaboradores mais produtivos.

Agora vamos deixar aqui para você que quer trabalhar remotamente, uma lista de dicas para ser um colaborador de trabalho remoto de alta qualidade:

  • Mantenha uma rotina;
  • Controle seus horários;
  • Se for trabalhar em casa deixe um cantinho específico or ganizado com tudo que você precisará para trabalhar;
  • Desenvolva uma maneira de controlar suas tarefas;
  • Mesmo estando trabalhando remotamente faça visitas aos seus clientes as vezes, se possível. Porém, no caso de você trabalhar para uma empresa do exterior isso fica um pouco mais complicado;
  • Procure ir até locais de escritório compartilhado para trocar experiências, ideias e dicas às vezes, com colegas da mesma área;
  • Organize sua agenda de atividades dependendo do local que você escolher para trabalhar no dia, por exemplo, se você optar por trabalhar no escritório naquele dia, liste as coisas que precisam ser desenvolvidas com o coletivo, coisas que precisem do feedback imediato ou que precisem ser desenvolvidas em grupo, se preferir trabalhar num local diferenciado e sozinho, liste coisas que você próprio possa desenvolver e concluir.
  • Se estiver trabalhando durante uma viagem monte um itinerário para otimizar seu tempo.

 É bem interessante e atrativo para os colaboradores esse conceito de trabalhar com liberdade de escolha em relação ao local de trabalho, e flexibilidade quanto aos horários. Mas e para o empregador? Como ele deve agir ao contratar um profissional serviço remoto? 

Deve ser bem difícil para alguns empregadores entenderem o funcionamento desse método de trabalho, com toda certeza deve surgir muitos questionamentos em relação a ter uma pessoa trabalhando para sua empresa remotamente.

Pensando nisso vamos partir agora para o ângulo da visão do empregador, vamos analisar e explicar algumas questões que podem estar em aberto para empreendedores que têm vontade de contratar colaboradores remotamente, mas que ainda estão em dúvida.

Veja a seguir duas questões que são muito comuns sobre ter ou não um colaborador remoto:

1- Se as pessoas não estiverem no mesmo ambiente físico como vou saber que elas estão realmente trabalhando?

Certamente essa é uma questão que aparece na cabeça de muitos empregadores. Porém vamos parar pra pensar, uma pessoa que passa oito horas dentro de um escritório passa cronometrado essas oitos horas trabalhando freneticamente? 

Com toda certeza a resposta será não, isso é impossível, afinal somos seres humanos e não robôs, não é mesmo? Mas então, se manter e ver uma pessoa todo esse tempo no ambiente de trabalho não garante que ela vá realmente trabalhar durante todo esse tempo, por que não criar mecanismos e processos que deixem evidente o trabalho que vem sendo desenvolvido. 

O progresso, o trabalho em si, tem muito a ver com combinados e expectativas. Deixe tudo organizado sobre o que precisará ser feito durante a semana, suas metas, objetivos e prazos. É muito importante que isso esteja claro para o seu colaborador remoto. Marcar uma reunião no escritório para expor suas ideias ao seu time também é recomendado.

Delegar funções específicas dentro do projeto que está sendo desenvolvido é uma ótima estratégia de saber o que cada um de seus colaboradores anda fazendo, mesmo que você não os veja todos os dias.

2- Como vou ter controle do que está sendo concluído dentro do projeto?

Atualmente existem muitas ferramentas que podem te dar auxilio para acompanhar á quantas anda seu projeto.

Vamos deixar aqui para você onze ferramentas que são essenciais quando se faz uso do trabalho remoto:

  • Basecamp

  • Neotriad

  • Google Docs

  • Trello

  • Remember the Milk

  • Toggl

  • Bitrix

  • Docusing

  • Skype

  • WebEx

  • Appear.in

Mesmo com a praticidade dos aplicativos é recomendado sempre que possível fazer reuniões para interar seus colaboradores remotos à seu propósito. Eles precisam se sentir parte da equipe também, é importante que eles participem das decisões em grupo dos projetos, traga esse profissional para dentro do time efetivamente, mesmo que ele(a) seja freelancer, para que assim possa se sintir confortável e seguro para produzir sua parte do projeto. 

Então, basicamente o conceito de Officeless é esse, adaptar-se à uma nova maneira de pensar sobre como se precisa desenvolver um projeto.

Sabendo que não é preciso manter uma pessoa oito horas por dia dentro de um escritório para se obter resultados positivos com seu desempenho. Pois esses profissionais de Officeless e home office, apesar de serem na maioria das vezes freelancer, estão full time empenhados nos resultados a serem entregues, o que pode ser muito bom para sua empresa. 

Officceless é um novo caminho que surgiu para que você possa solucionar os problemas da sua empresa com a opção de escolher profissionais de alta qualidade, que talvez você não encontre na cidade onde a sua empresa esta localizada. 

O que estamos te mostrando é que abrindo um pouco a mente para compreender o conceito do Officeless, podemos mudar nosso olhar para a forma como vemos o trabalho em si, conseguiremos parar de relacionar produtividade a horas cumpridas, e começar a enchergar que ela tem mais a ver com resultados. 

Com esse conhecimento você vai parar de contar as horas de trabalho que seus colaboradores passam dentro do escritório, e começar a prestar mais atenção em que eles estão agregando à sua empesa, qual o resultado está sendo entregue.

Mudar a forma como trabalhamos e pensamos pode modificar positivamente a produtividade e os resultados de nossos colaboradores, e o real valor do que está sendo produzido. 

Então, gostou do nosso artigo? Esperamos que sim^.^

Continue com a gente, leia também sobre como fazer e-mail marketing e fature alto!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: