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O que é preciso para se fazer um bom plano de marketing?

Para se ter em mãos um bom plano de marketing é necessário passar por algumas etapas antes, vamos deixar aqui passo a passo cada uma delas e como colocá-las em prática. Confira.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

 O que é preciso para se fazer um bom plano de marketing?
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Plano de marketing nada mais é que o planejamento das ações de marketing de uma empresa, visando a organização e melhorias focando sempre em alcançar os objetivos gerais  almejados.

Esse planejamento estrátegico pode ser relacionado a marca produto ou serviço oferecido por sua empresa.

Um bom plano de marketing não precisa ser complexo e muito menos extenso. Quanto mais claro e objetivo você conseguir fazê-lo melhor.

Você apenas precisa estar atento aos detalhes, especificando sempre sua estratégia para que possa ser colocada em prética sem dificuldade depois.

Através dele você vai obter uma maior visibilidade tanto em sua marca, quanto em seu produto. Isso é claro se tudo for feito de meneira correta, para que traga no fim de todo o processo o resultado desejado.

Sabemos que existem algumas coisas que vocês precisam saber e conhecer antes de começar a elaborar seu plano de marketing, veja.

Será que você já definiu seu público-alvo? Para determinar este perfil é preciso realizar uma série de pesquisas envolvendo diversos fatores, conseguindo assim pontuar quais as características apresentadas em comum aparentes nesta fração de pessoas da sociedade que irão ser o foco do seu negócio.

Essas informações podem ser sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômicas, preferências, dentre diversas outras possibilidades.

O importante é que quanto maior o número de informações e mais completo e verdadeiro o perfil estabelecido seja, maior será a chance de sua empresa manter um bom relacionamento com o cliente. 

Fazendo assim com que o seu público-alvo adquira seus produtos e serviços, e consequentemente isso trará prosperidade ao seu negócio.

Caso opte por não definir seu público, você invariávelmente será menos eficiente e simplesmente gastará mais recursos que o necessário.

 

 O que é preciso para se fazer um bom plano de marketing?

 

 

Estar  sempre por dentro sobre as tendências nas redes sociais atualmente também é necessário, afinal, com toda certeza, seus futuros clientes estarão trafegando nelas e você precisa estar sempre atualizado.

Principalmente por que tudo muda muito rapidamente no meio digital, e isso tem impacto direto nas redes sociais. Tendências novas ditam o ritmo de posicionamento das marcas nessas plataformas, buscando sempre aproximar-se melhor do público.

Para conseguir envolver e situar sua marca de forma correta, as redes sociais são hoje uma das mais importantes ferramentas de comunicação.

Sua empresa só precisa saber como utilizá-la e entender como explorar esse recurso valioso. Desta maneira certamente crescerão as chances de conseguir conversões e maior engajamento.

Se sua empresa faz uso do youTube é necessário saber usufruir do grande potencial dessa plataforma de maneira coerente, objetiva. 

YouTube é responsável por mais de um terço do tráfego mobile de internet.
No total, a rede social de vídeos puxa 37% de todo tráfego online nos smartphones.

 

 

 O que é preciso para se fazer um bom plano de marketing?

 

 

No entanto, a divulgação correta de um canal reúne uma série de estratégias, tais como links patrocinados, e-mail marketing, parcerias com outros canais, etc. E cada um deles vão ajudar você a distribuir melhor o seu conteúdo para o público de interesse.

Quando bem aplicadas, essas ações podem proporcionar excelentes vantagens para o crescimento do canal. É possível, por exemplo:

  • Gerar maior engajamento e se comunicar melhor com o público;
    fazer com que conteúdos trabalhosos gerem mais retorno, devido ao aumento do público interessado;
  • Conseguir fãs e fidelizar espectadores;entre outros.

Pesquise e estude como fazer a divulgação correta do seu conteúdo na internet. Principalmente pelo fato de que a criação de conteúdo de qualidade com frequência pode ser um grande desafio.

 

 O que é preciso para se fazer um bom plano de marketing?

 

 

Tente se colocar no lugar do usuário, sinta como ele iria reagir usando seu canal, produto, serviço, etc. Isso é basicamente a essência da experiência do usuário.

Resumidamente UX (experiencia do usuário) é ter uma preocupação maior com o usuário do seu produto.

Tenha em vista qual é o objetivo do produto ou serviço que você está oferecendo, defina com clareza a função que ele vai exercer, é muito importante não fazer promessas fantasiosas de coisas que seu produto não faz, as vezes isso poderá até chamar a atenção do público por estar parecendo que você oferece um item com várias funções, multiuso.

No entanto, ao se desapontar a UX do cliente não será positiva. Deixe sempre nítido e explique com clareza o que exatamente seu produto faz, faça com que seu cliente consiga usá-lo com facilidade e eficiência.

Desenvolva um item de fácil entendimento e que realize com excelência o que prometeu. Para que o usuário não se frustre ao fazer uso do seu produto ou serviço e não conseguir alcançar o resultado almejado.

 

 O que é preciso para se fazer um bom plano de marketing?

 

 

Seu plano de marketing precisa ter foco, direção e resultados. Com ele você vai conseguir direcionar seu público-alvo e garantir que eles continuem comprando e consumindo seu produto.

Nele vai estar a descrição do seu mercado, todos os seus objetivos e quais os melhores meios, usando o marketing para realisar os desejos dos seus consumidores.

Entretanto, como já te disse não é necessário que seu plano de marketing seja longo, e cheio de ações, quanto mais objetivo for melhor, a simplicidade muitas vezes pode ser a chave para bons resultados.

 

 O que é preciso para se fazer um bom plano de marketing?

 
 Agora vamos deixar para você alguns passos para que você possa fazer um bom plano de marketing, para que assim você consiga chegar onde deseja. Confira.

1- Objetivos de marketing:

Temos o conhecimento de que todo plano é feito com base em clareza e objetividade, algumas opções comuns são o aumento de vendas, reconhecimento de marca e de  Brand Equity ou “eqüidade da marca”- esse é um termo que vem ganhando popularidade recentemente. É muito utilizado na área de marketing e refere-se ao valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca, ou brand que em inglês significa marca- e ampliação da atuação online;

2- Perfil do público-alvo, a definição da persona:

Para determinar este perfil é preciso realizar uma série de pesquisas envolvendo diversos fatores, conseguindo assim pontuar quais as características apresentadas em comum aparentes nesta fração de pessoas da sociedade que irão ser o foco do seu negócio.

Essas informações podem ser sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, preferências, dentre diversas outras possibilidades. É essencial que você conheça a sua audiência.

Essas informações podem ser sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, preferências, dentre diversas outras possibilidades.

3- Jornada de compra:

Aqui você vai desenhar a jornada de compra do seu cliente em potencial e detalhar o passo a passo a ser cumprido por ele, lembrando sempre que as etapas são atenção, apelar, perguntar, ação e advogar.

Os consumidores estão sempre atentos as marcas que chegam até eles por meio de marketing, e como bons curiosos passam a "investigar" sobre a marca e seus produtos em redes sociais, com amigos, familiares, etc.

4- Mix de marketing:

Preste muita atenção nesta parte, afinal é aqui que você irá despertar o desejo de compra em seus consumidores.

Nesta parte do processo você irá definir as variáveis que serão controladas por você ou por seu departamento de marketing, e também os quatro "Pês", produto,preço, promoção e praça.

Porém se você também trabalha com pessoas acrescente mais três "Pês", que são eles, pessoas, processos e prova física. 

você precisa ter um diferencial e também deixar claro o porquê seu cliente deve escolher o seu produto/serviço e assim adquirir a solução que você está oferecendo.

Seja sempre objetivo e claro tanto em relação a sua oferta, quanto em o que seu produto vai entregar, solucionar e/ou proporcionar no final do processo de compra quando o usuário adquiri-lo.

5- Plano de ação:

Você precisa criar uma lista, e ela não precisa ser extensa, nela terá de cinco a dez ações de marketing que você colocará em prática, elas estarão embasadas em seu mix de marketing, elencadas no ponto anterior. Isso irá garantir que a ação colocada em prática está alinhada ao objetivo do seu plano de marketing, inclusive o de marketing digital evitando o desperdício de recursos.

Procure detalhar cada uma delas, quais são as expectativas, deixe tudo organizado e lembre-se de nomear os responsáveis por cada passo, para que assim você saiba como e com quem acompanhar cada passo.

Não deixe de listar ações alternativas, principalpente pelo fato de que o mercado atualmente está mais dinâmico, e podendo assim eventualmente ter mudanças repentinas. Criando assim um plano de marketing flexível.

6- Controle de orçamento e definição de métricas: 

Defina com antecedência quanto do seu orçamento vai precisar ser usado para colocar seu plano em ação, para que você não exceda seu orçamento e não se perca durante o percurso e para que não cause prejuizos ao seu negócio,

Estabeleça prazos para cada ação em particular, e também o orçamento para não se perder no caminho. Tenha metas claras e KPIs bem definidas.

KPIs quer dizer Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. 

Fazendo assim, por meio de resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa e  também permite que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números. 

Lembre-se que seu plano de marketing estará sempre em constante mudança e você deverá revisá-lo e modificá-lo sempre que achar necessário.

 

Notas finais

E você já tem um plano de marketing?

Ele têm dado resultado? 

Você fez ele completo? Com todas as seis etapas citadas acima? 

Conta pra gente ai nos comentários, aproveita e compartilha essas informações valiosas nas suas redes sociais e já marca aquele seu amigo empreendedor que está precisando fazer um bom plano de marketing.

Se mantenha sempre atualizado, assim seu plano de marketing será infalível.

Esteja por dentro das estratégias atualizadas para gerar leads em 2019.

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