Mentalidade digital x transformação digital: qual a diferença? - Maximize Space

Maximize Space - Painel de Controle Profissional Maximize

Mentalidade digital x transformação digital: qual a diferença?

Além de uma transformação digital, estamos vivendo uma transformação cultural. Para transformar sua empresa, você precisa construir uma mentalidade digital.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Mentalidade digital x transformação digital: qual a diferença?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Todos os dias os profissionais de marketing e empreendedores são apresentados a novos termos e desafios. E a pergunta que fica, é:  como usar toda essa tecnologia para gerar resultados? Como conectar todos s pontos? E tudo para ontem, na velocidade do digital?

A transformação digital é o assunto do momento no mundo todo.

 

Mentalidade digital x transformação digital: qual a diferença?

 

 

No entanto, a implantação do marketing contemporâneo em empresas e agências dos mais variados portes, tem mostrado que sem uma visão apropriada o digital não traz os resultados desejados.

Mentalidade digital soa como algo simples, porém sua compreensão é profunda. Combinar tecnologia com pessoas não é uma tarefa nada simples. No caso de empresas, usando o meio digital de forma correta, geram mais resultados de negócio. Mas é preciso saber sincronizar essas pessoas com propósito, objetivos de empreendedorismo e a tecnologia.

Uma pesquisa feita pela McKinsey mostrou que apenas 15% das empresas conseguem qualificar o ROI das suas iniciativas digitais.

Sabemos que a mentalidade digital é mais que transformação. E também sabemos que não se pode transformar quem ainda não compreendeu o conceito no qual estamos vivendo, que é o da cultura digital.

Se você parar e observar, vai perceber, da perspectiva das pessoas que criam e consomem tecnologia que não foi a comunicação ou o marketing que mudou. De fato o que mudou foi o ambiente que vivemos. Se antes éramos analógicos hoje somos hoje somos digitais.

Ser digital é: conectividade, interatividade, emoção, intuição, agilidade, usar dados para melhorar a relação com seu público de interesse, ser relevante e ser oportuno.

O grande desafio é colocar a informação certa, na frente das pessoas que se tem como público alvo. Só tendo em vista uma mentalidade comum e lógica digital, baseada na sincronização.

Dai você pode pensar: e o analógico morreu?

Não. Assim como a tv não substituiu o rádio, mas o transformou, a mentalidade digital dá um novo olhar e sentido sobre a mentalidade analógica.

Vencer alguns desafios é necessário para se consolidar conectado às tendências digitais. Vamos listar alguns desafios que precisam ser enfrentados para que se adquira uma mentalidade digital concreta:

- Resistência da equipe é uma das barreiras mais comuns nas empresas. É sempre bom deixar claro os benefícios que as mudanças trazem, para assim tornar mais fácil o processo de adaptação.

- Excesso de informação e tendências também podem ser um empecilho, é preciso saber detectar, filtrar o que realmente é relevante em meio a um número imenso de informações. É preciso entender suas necessidades para conseguir encontrar as soluções adequadas.

Conheça a seguir alguns critérios necessários para conseguir alcançar uma mentalidade digital:

- Direcionamento dos planos para o aspecto prático é o primeiro passo que deve ser simples e direto ao ser feito. Colocar seus planos em ação e dar início a um processo de transformação digital.

- Entendimento sobre a curva de aprendizado como parte de seu plano de ação, assim que esses dados se tornarem rotina vão realmente aprimorar seus resultados.

- Ter um conhecimento profundo sobre as ferramentas digitais, que envolve o conhecimento amplo de suas demandas e como cada recurso pode te auxiliar para chegar aos resultados almejados.

Leve em conta as particularidades de seu negócio e adote um plano eficaz e adequado para sua empresa. Leia também nosso artigo sobre o Google Ad Manager e conheça essa ferramenta que promete simplificar a criação da publicidade e gerar mais resultados para sua marca.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: