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14 Hábitos importantes para desenvolver sua inteligência emocional

Saber avaliar seus sentimentos e os dos outros, e saber como lidar com eles é um grande diferencial, vamos deixar aqui para você alguns hábitos que podem te ajudar a construir sua inteligência emocional. Veja.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

14 Hábitos importantes para desenvolver sua inteligência emocional
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Já parou pra pensar em como você reage em relação aos seus sentimentos? Seu organismo trabalha através deles à todo instante, mandando inúmeras ordens para o seu corpo, todo o tempo, todos os dias, dependendo das situações que você estiver enfrentando. 

Se você estiver na rua por exemplo, distraído, e um cachorro latir e te der um susto. Automaticamente seu corpo irá reagir através da emoção que você sentiu naquele instante. 

Suas pupilas irão dilatar, seus músculos vão se encher de sangue, sua boca irá secar e o rosto ficará pálido, instalando assim em seu organismo um estado de alerta e defesa, que irá acontecer por alguns instantes.  

Provavelmente você não esperava por isso, e com toda certeza seus pensamentos estavam em outras coisas, e você não imaginava que aquilo iria acontecer.

Porém, quando isso acontece sua atenção é instantaneamente sequestrada para aquela situação de emergência. 

Isso também pode acontecer em outras situações do seu dia, de diversas formas, e das mais inesperadas possíveis.

A emoção faz parte do nosso programa cerebral que dispara ordens para todo nosso organismo quando você se depara com uma humilhação, ofensa, uma notícia ruim, uma meta não alcançada ou até um momento de estresse no trânsito ou no trabalho. 

Mesmo que isso não ameace sua sobrevivência seu organismo reage de uma maneira para que você fique em alerta e também se sinta protegido. Seu cérebro manda ordens para o seu corpo de como ele deve reagir diante de tal situação. Assim como acontecia na época da pré-história.

Pois apesar de estarmos em tempos totalmente diferentes nosso sistema computacional de defesa, dentro do nosso cérebro, ainda é o mesmo, e ainda funciona da mesma maneira, apesar de ser ativada por motivos bem diferentes agora.

No entanto é preciso saber diferenciar sentimento de emoção.

Emoção é toda essa complexidade instantânea que reage no nosso corpo, e muitas vezes de maneira inesperada.

 E isso é muito comum e pode acontecer em qualquer lugar, em sua casa, no escritório, na rua, em sua sala de aula ou numa festa por exemplo.

Pois sabemos que as experiências de vida são sobre tudo emocionais, e não há vida sem emoções não é mesmo?

Mas então, para que serve a inteligência emocional?

14 Hábitos importantes para desenvolver sua inteligência emocional

Além das inúmeras funções muito importantes,a inteligência emocional têm duas funções básicas para sua vida:

  1. Te ajuda a compreender como as emoções que acontecem dentro de você, e como elas interferem nos seus relacionamentos com as outras pessoas.
  2. Te ajuda também a saber identifiacar a maneira certa de como reagir quando  alguma emoção inesperada surge, para que assim você possa compreender seu perfil emocional e viver melhor.

Quando você compreende o seu perfil emocional, fica muito mais fácil gerenciar seus sentimentos e emoções facilitando assim o convívio em grupo.

Mas é preciso ter em mente que cada pessoa que convive e interage com você seja na roda de amigos, na família, no trabalho, na academia, etc... Cada uma delas têm um perfil emocional diferente do seu.

É válido lembrar também que existem no mundo muitos tipos de pessoas, há aquelas mais extrovertidas, as introvertidas, as colaborativas, entre outras.

Veja que você vive nesse contexto de uma grande diversidade de pessoas, e por isso você precisa aprender a lidar com suas emoções para conhecer melhor a si mesmo e aos outros.

No seu cotidiano você pode se deparar com pessoas muito inteligentes, com QI muito alto, que conseguem tomar decisões muito rápido e são muito racionais, porém têm uma baixíssima inteligência emocional. O que pode trazer muita dificuldade no convívio social.

Pouca capacidade de avaliar suas emoções e as dos outros pode interferir no seu desempenho, causando desequilíbrios e insatisfações.

Inteligência emocional nada mais é que, o equilíbrio entre o emocional e o racional, englobando vários fatores como:

  • Autoconhecimento;
  • Consciência emocional;
  • Empatia;
  • Motivação e
  • Relacionamentos.

 

14 Hábitos importantes para desenvolver sua inteligência emocional

Todo mundo cria uma expectativa do mundo pela manhã, antes de sair de casa. Ali naquele exato momento, seu cérebro já estará fazendo suposições de como seu dia poderá ser. E estará analisando probabilidades e estimativas. 

As quais você não têm o mínimo de certeza de que poderão acontecer, pelo fato principalmente de você não ter nenhum domínio sobre as reações das pessoas que vão passar pelo seu dia.

A ideia é saber como reagir as adversidades do dia a dia e assim poder desfrutar de dias melhores.

Veja a seguir algumas dicas que vão te ajudar a construir e usufruir da sua consciência emocional:

  1. Durma em média sete horas ou mais, um cérebro descansado trabalha melhor, o que torna mais fácil reagir às situações inesperadas, propiciando que você pense em estratégias novas para quem sabe sair de situações que se repetem. Mantendo sempre a calma em momentos se estresse.
  2. Reserve momentos para você no inicio do dia, tire alguns minutinhos para uma reflexão solitária, para que assim possa avaliar seus sentimentos e analisar sobre como está iniciando seu dia.
  3. Reflita sobre suas preocupações naquele dia, considerando variáveis de como poder resolvê-las de maneira harmoniosa.
  4. Identifique suas prioridades para o dia. Podendo assim saber em quais atividades você deve colocar mais energia e atenção.
  5. Faça exercícios, essa prática ajuda a manter seu bem estar físico e emocional. Há um elo forte entre os exercícios e o funcionamento do cérebro. Fazer exercícios melhora o humor e a motivação, escolha sempre um horário que melhor se encaixe em sua rotina diária. Muitas pessoas gostam de fazer caminhadas para refletir.
  6. Medite, sempre que possível, essa prática vai te ajudar a manter a concentração plena, o autocontrole e a resiliência. Você não precisa fazer horas de meditação, as vezes 10 minutos já é o suficiente.
  7. Se estiver passando por um momento difícil, ou então executando uma tarefa muito complexa, que te deixe inseguro, faça pausas, procure um lugar silencioso e tente se acalmar, preste atenção apenas na sua respiração, isso te ajudará muito.
  8. Cuide do seu humor, ao acordar preste atenção em você, em como está se sentindo naquela manhã, pois isso pode interferir diretamente em como será o decorrer do seu dia. Analise seus sentimentos. Sabemos que se você estiver de mau humor isso poderá afetar sua percepção daquele dia, tornando ruim um dia que talvez tenha começado normal.
  9. Escreva diariamente sobre as suas emoções, manter esse hábito e/ou ter um diário para expressar suas emoções para si próprio pode te ajudar a interpretar os sentimentos e as situações que você está enfrentando.
  10. Reflita em grupo, ouvir histórias de outras pessoas pode te ajudar a encontrar soluções para os seus problemas. Tenha em mente que, as vezes outras pessoas já podem ter passado pelo que você está passando. E da mesma maneira suas experiências também podem ajudar outras pessoas. 
  11. Pense e reflita sempre antes de tomar qualquer decisão, isso lhe trará diversos benefícios e evitará que você entre em conflitos e tenha arrependimentos.
  12. Tenha empatia, aprenda a se colocar no lugar do outro, a reconhecer os sentimentos dos outros, afinal você não sabe o que o outro está passando. Assim você se tornará mais sensível e aberto a compreender determinadas situações.
  13. Evite sempre o negativismo e o positivismo exagerado. Pois tanto um quanto o outro são muito prejudiciais para o seu dia.
  14. Seja cordial e educado, isso ajuda a manter bons relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Mantenha uma rotina diária, para ir aos poucos se conhecendo, construindo, evoluindo e solidificando cada dia mais sua consciência emocional. Se modificando para melhor dia após dia. 

 

Notas finais

E ai ? Você têm o hábito de avaliar suas emoções, fazer meditação no começo do dia? Como andam seus relacionamentos pessoais e profissionais?

Para ter um bom convívio social e manter a harmonia no seu dia a dia é bem simples, é só por em prática as dicas que deixamos aqui para você, que é sucesso!

Continue com a gente e fique por dentro das técnicas de T&D que são muito úteis para as empresas, principalmente em tempos de crise.  

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