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Você sabe a diferença entre Outbound Marketing e o Inbound Marketing?

Conhecer a diferença entre essas duas estratégias pode ser o que falta para o seu negócio. Acompanhe.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

 Você sabe a diferença entre Outbound Marketing e o Inbound Marketing?
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Não sei se você já parou pra pensar sobre isso, mas já reparou como a maneira de se fazer marketing mudou com o passar dos anos?

Os processos de marketing e vendas mudam conforme o mercado demanda suas exigencias e necessidades e  com isso os hábitos das pessoas das pessoas também evoluem. Com isso, é normal termos sempre novas metodologias e tendências surgindo.

Com toda certeza você deve ter uma lembrança em sua memória de um dia que estava assistindo seu filme, ou programa favorito na Tv e do nada vinham os comerciais, que por sua vez interrompiam na melhor parte a programação que você estava assistindo.

Sabia que esse tipo de marketing tem nome e se chama Outbound Marketing, porém essa estratégia esta ultrapassada.

Atualmente as empresas fazem o uso do Inboud Marketing, que tem um processo de abordagem ao cliente difenciada. 

Conhecer a difença dessas duas estratégias de marketing vai mudar a sua maneira de pensar quanto a maneira de por em práica suas estratégias.

Diferenciar interrupção de atenção é o primeiro passo para p processo de vizualização da diferenças entre essas duas estratégias de marketing e é bem simples.

Toda vez que você precisar interromper o fluxo natural de uma pessoa que está navegando na internet, ouvindo rádio ou então assistindo tv para poder passar uma mensagem, certamente você estará atrapalhando ao invés de ajudar. 

Vou te mostrar em detalhes a diferença entre essas duas estratégias de marketing, como essas mudanças aconteceram com o passar dos anos e o porque. Confira comigo a seguir.

 

Outbound Marketing

Esse tipo de marketing, também conhecido como marketing tradicional, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes.

No Outbound Marketing você joga uma rede, onde conhecer seu público alvo ajuda muito.

São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados, por exemplo.

85% das pessoas mudam de canal na hora que comerciais de tv estão sendo exibidos, 84% dos jovens entre 25 e 35 anos tendem sair de sites quando há um número excessivo de banners.

200 milhões de americanos registram suas contas de telefone num serviço chamado "Do Not Call" para não serem perturbados por companhias de telemarketing.

 

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Com o passar dos anos essa estratégia está sendo menos usada, por ser notável que a sua eficácia não é tão efetiva pelo fato da interrupção. 

Sem falar  que nos dias atuais com o acesso a internet, eletrônicos portáteis e tudo cada dia mais à mão.

Com toda essa comodidade e praticidade as pessoas têm a opção de escolher o que querem ver e como querem receber esse conteúdo.

Antes de qualquer coisa, é preciso muito planejamento, definição de público-alvo, pesquisa de mercado, análise da concorrência e captação de todos os dados necessários.

Com tudo isso em mãos, campanhas podem ser exploradas da melhor forma possível e gerar resultados.

 O processo de outbound começa na pesquisa sobre o lead e passa pela prospecção (via telefone, e-mail ou redes sociais, por exemplo).

Após o contato com o lead, o vendedor/empresa faz a qualificação e nutrição do lead, para entender os principais problemas e demandas específicas daquele cenário.

Podendo assim dar solução as dores do lead, oferecendo seus produtos e/ou serviços, concluindo dessa maneira suas vendas.

 

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 Inbound Marketing

Esse tipo de marketing também é conhecido como marketing de atração, usa táticas de forma orgânica para atrair a atenção, sem ser forçado .

Fazendo assim com que o público vá atrás da sua mensagem utilizando o fluxo continuo da internet, sem interrupções.

Além de ser mais eficaz essa estratégia de marketing é 62% menos em gastos que as táticas de outbound marketing.

O inboud marketing por agir de maneira sutil e orgânica tem suas vantagens, vou listar algumas aqui para você, veja:

  • Favorecer a escolha de uma marca para influenciar vendas no futuro;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Engajar consumidores à sua marca;
  • Colocar as necessidades dos clientes como prioridade;
  • Gerar leads qualificados gastando muito menos ( comparando com as táticas de Outboud marketing).

Podemos afirmar que o inbound marketing é um tipo de pensamento sobre estratégias e táticas relativamente inovadoras.

Que basea-se na ideia de compartilhamento e criação de conteúdo de valor, direcionado para um público-alvo, fazendo uso de estratégias de marketing. 

Utilizando estratégias específicas o inboud marketing faz com que essa personalização seja como um imã para os leads e clientes quando eles estão à procura de produtos e serviços.

 

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A realidade que vemos nos dias atuais é a de que o controle está literalmente nas mãos do cliente, as pessoas não se sentam mais passivamente na frente de um televisor e se deslumbram com os conteúdos ali oferecidos.

Hoje o consumidor escolhe o que quer ver, e quando quer ver, por isso as estratégias de Outbound marketing entraram em declínio.

E é exatamente por isso que nos dias atuais as táticas de SEO e PPC ( Pay Per Click) estão se dando tão bem, pois elas tem como foco em responder as perguntas mais comuns feitas pelos usuários em seus mecanismos de busca.

Por oferecerem informações que as pessoas querem saber, e que elas mesmas tomam iniciativa para saber.

Você sabia que cerca de 46% das pequisas feitas diariamente nos maiores buscadores sobre serviços e/ou produtos mostram que o problema não está na falta de interesse do consumidor, e sim na maneira intrusiva como serviços e produtos são divulgados.

Vou deixar aqui para você 4 canais que surtem efeito positivo na hora de atrair as pessoas, confira:

Redes sociais

Embora hoje a definição tenha essa inclinação digital, o conceito por trás das redes sociais é muito mais antigo do que a internet em si.

Na Sociologia, por exemplo, ele é utilizado na análise das interações entre as pessoas, grupos e até mesmo organizações.

 

 

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O e-mail

   O e-mail por sua vez  tem sua importância bem estabelecida até hoje, e continua sendo o meio mais utilizado pela maioria das empresas para se relacionarem com seus contatos.

Estima-se que existem 4,3 bilhões de usuários de e-mail no mundo, recebendo cerca 269 bilhões de emails por dia (dados de janeiro de 2017).

 

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Vídeos

 Se sua empresa faz uso do youTube é necessário saber usufruir do grande potencial dessa plataforma de maneira coerente, objetiva. 

O YouTube é responsável por mais de um terço do tráfego mobile de internet.
No total, a rede social de vídeos puxa 37% de todo tráfego online nos smartphones.

Quando bem aplicadas, essas ações podem proporcionar excelentes vantagens para o crescimento do canal. É possível, por exemplo:

  • Gerar maior engajamento e se comunicar melhor com o público;
  • fazer com que conteúdos trabalhosos gerem mais retorno, devido ao aumento do público interessado;
  • Conseguir fãs e fidelizar espectadores;entre outros.

 

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Boca a boca

Um Lead pode ser definido como um consumidor em potencial que demonstrou interesse em algum conteúdo disponibilizado por você ou por sua empresa, entretanto, as estratégias para a captura de leads tem ficado cada vez mais manjadas e obsoletas, por essas e outras o boca a boca tem se tornado importante.

Captar a atenção do seu usuário é uma das principais mudanças no processo de compra.

Para fazer isso corretamente, mapeie quais são os estágios em que o seu prospecto se encontra através do estudo de personas que representem o seu cliente ideal e pense no conteúdo que fará as leads evoluírem até se tornarem um cliente. 

Pense sempre na UX do cliente, pois se ele estiver satisfeito com seu produto e/ou serviço provávelmente irá indicá-lo à outras pessoas.

 

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O inbound Marketing está apoiado em três pilares, que são eles:

  • Demonstrar
  • Envolver
  • Empoderar

Porque, mais do que serem persuadidos, seus clientes querem ser encantados.

Sua empresa precisa mostrar que entendem muito bem o que o seu consumidor é e deseja, e além de conhecimento, é preciso também demonstrar interesse pelo que seu cliente pensa.

O que você precisa fazer é preencher esse "espaço" entre o seu consumidor e o que ele falta para que eles sejam atendidos em cada etapa em sua jornada de compra.

Para isso aposte no inbound Marketing ou no marketing de conteúdo.

 

Notas Finais:

Então, me conta, voce já conhecia essas duas metodologias de marketing?

Já conhecia a diferença entre as duas?

Compartilhe em suas redes sociais e marque aquele amigo que ainda está insistindo no Outbound Marketing e precisa se atualizar.

Leia também os fundamentos do design UX e garanta o boca a boca da sua marca.

 

 

 

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