Endomarketing | O que é e para que serve esse método de marketing - Maximize Space

Maximize Space - Painel de Controle Profissional Maximize

Endomarketing | O que é e para que serve esse método de marketing

Foca-se nos conceitos diferenciais da gestão do público interno (colaboradores). Traz fatores que motivam a satisfação do funcionário.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Endomarketing | O que é e para que serve esse método de marketing
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

 

O contexto geral do endomarketing é trazer um clima agradável e positivo ao trabalho. Sendo assim melhorar também o engajamento do time. Melhorando o ambiente interno se têm um reflexo positivo direto nos negócios.

Então se entende que gente não é recurso, gente não é máquina, gente não é dinheiro, gente não é prédio, gente não é tecnologia. As pessoas são elementos fundamentais e decisivos para melhor utilizar esses recursos citados em benefício do bom andamento da empresa, tudo voltado para o cliente.

É envolvimento emocional com a empresa, gostar do que se faz, se sentir confortável no ambiente de trabalho, seguir as regras sem questionar, por não serem individuais, tendo sempre em vista os princípios éticos do respeito e da postura, sempre evitando as “famosas” panelinhas o corporativismo e outros grupinhos dentro do ambiente de trabalho, harmonizar tudo isso é um desafio do endomarketing.

A seguir vamos te mostrar uma sequência de itens que são trabalhados no Endomarketing:

- Apresentar sua definição, conceitos, objetivos e funções, estabelecer sua relação com o marketing interno, destacando o bem-estar do funcionário no trabalho e sua evolução.

- Os efeitos do programa de endomarketing sobre os funcionários e as estratégias da organização; as contribuições da área do RH.

As contribuições que o funcionário verdadeiramente, de acordo com seu talento, sua competência e suas aptidões ode trazer como benefícios para a própria empresa.

- A comunicação interna na organização como um fator crítico de sucesso. Uma adaptação do marketing externo interno, o chamado Endomarketing Mix.

- Aspectos para a motivação, planeamento, implementação e eficácia do programa.

- A segmentação do publico alvo do endomarketing, bem como a definição de sua demanda, como cultura, poder e liderança.

É importante fazer uma pesquisa de clima que identifique as demandas diferentes, dos diferentes públicos dentro da empresa.

 

Quais são os objetivos do endomarketing?

 

- Entender o que é e oque não é endomarketing, bem como sua relação com o marketing interno.

- Saber quais os efeitos de um programa de endomarketing sobre os funcionários e as estratégias da organização.

- Conhecer o Endomarketing Mix e entender a importância da comunicação interna desse composto.

- Identificar os aspectos para a motivação, planeamento, implementação e eficácia de um programa de endomarketing.

- Entender como se segmenta o público-alvo, bem como identificar sua demanda pela cultura poder e liderança.

Sabendo que o programa de endomarketing precisa ser planejado e organizado. Entendendo que você pode ter dentro do mesmo departamento funcionários com demandas diferentes, cada um com seus desejos e objetivos diferentes na empresa e também relações e níveis de comportamento distintos.

 

Bem-estar no ambiente de trabalho

As empresas estão treinando, capacitando seus funcionários para atender o cliente externo. É ai que entra o endomarketing! Ele busca a verdadeira satisfação do trabalhado em seu ambiente de trabalho.

Um bom programa de endomarketing pode prevenir conflitos internos, mantendo sempre o clima dentro da empresa. Ou também pode ajudar a entender, tratar e solucionar algum conflito entre setores e/ou funcionários.

Direcionamento de ações de melhoria de qualidade de vida no ambiente interno, para estimulo do cliente interno e sua participação através de opiniões sobre o funcionamento das organizações. Dar uma chance para o funcionário se manifestar sempre que possível, podendo agregar ideias válidas para mudanças positivas.

Lembrar que o bem-estar dos funcionários reflete diretamente na satisfação dos clientes externos e na produtividade da empresa. Portanto as organizações devem se ocupar mais com a qualidade de vida de seus funcionários.

Sabemos também que nem sempre os programas vão atender a demanda de todo o público interno, é provável que nem todos fiquem satisfeitos e motivados. A empresa é composta de seres humanos, e esse seres humanos têm relações diferentes. Não estou dizendo que com o programa de endomarketing sua empresa será perfeita, porém essa é uma atividade que a ciência da administração traz para caráter preventivo e/ou corretivo se for o caso.

 

Endomarketing

 

 

O compromisso e a cumplicidade de todos na empresa fortalecem o sentido da missão e visão organizacionais, bem como com seu planejamento estratégico, fazendo com que seus funcionários cuidem bem do seu ambiente interno, respeitem e façam acontecer a missão, a visão, os objetivos, os valores e os princípios que a empresa têm, que compõe a organização.

E, portanto, que esse público interno participe positivamente contribuindo para o planejamento que é um conjunto de objetivos e estratégias desejados pela empresa.

                                                              

Endomarketing

 

 

As melhores praticas do marketing interno se fundamentam na harmonização entre os cargos superiores com os demais abaixo na pirâmide, entre os departamentos e os funcionários pares na estrutura organizacional da empresa. Para que aja um alinhamento entre os superiores os subordinados e os colegas de trabalho através do respeito, da educação, da comunicação e da cooperação formando assim efetivamente um time. 

Agora você já sabe oque é Endomarketing e como funciona. Coloque em pratica esse e veja as mudanças positivas acontecerem em sua empresa. Compartilhe essas informações e deixe todo mundo por dentro do Endomarketing!

Leia também nosso artigo sobre o planeamento de mídias sociais para alcançar o sucesso no seu negócio!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: