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Como funciona o funil de vendas que converte, e como utilizar no seu negócio

Funil de vendas ou funil de marketing nada mais é que um modelo de estratégia de consumo que ilustra um percurso teórico que o cliente deve seguir até concretizar a compra de algum produto ou serviço.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Como funciona o funil de vendas que converte, e como utilizar no seu negócio
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Vamos te mostrar detalhadamente como funciona o funil de vendas, esse método de marketing que se automatizado na maior parte dos processos com as ferramentas certas pode te ajudar muito, e sendo executado de maneira correta e coerente promete alavancar suas vendas de maneira progressiva e sequencial, aumentando ainda mais o seu potencial no ramo digital, facilitando sua vida. Você pode estar dormindo, trabalhando, viajando, ou então num belo jantar relaxando que ele  vai estar funcionando automaticamente agilizando sua vida. 

Para que isso aconteça você precisará apenas de uma boa estrátegia de marketing e um pouco de conhecimento em funil de vendas.

Isso não quer dizer que seja difícil criar um sistema de funil de vendas funcional, existe uma construção estratégica, uma administração que você terá que fazer para que o funil funcione de maneira eficaz, e coerente, te trazendo assim bons resultados a curto e longo prazo. Apenas será necessário que você siga o passo a passo de processos que vamos deixar aqui para te ajudar. Fazendo tudo certinho, mesmo que você seja iniciante em vendas conseguirá alcançar resultados de qualidade.

Pensando nisso, separamos um modelo de funil completo e de fácil execução para deixar como exemplo pra você. Sabemos que através dele poderá entender com facilidade como funciona esse tipo de estrátégia de marketing. Gostou da ideia? Quer saber mais?! Então vamos lá:

Fontes de tráfego

O primeiro passo que você deve ter em mente quando for construir um funil de vendas, de afiliados, para o seu próprio produto, para um produto físico, ou qualquer outra coisa que você queira vender pela internet, é que você precisa pensar em fontes de tráfego, que são os pilares mais importantes no negócio online. Tenha como prioridade isso, tente pensar nas fontes de tráfego antes de tudo, antes mesmo de pensar no produto que você vai oferer.

Seja cuidadoso e saiba escolher qual o tipo de tráfego vai usar, tráfego pago, Google Edwords, You Tube ads, Tabula, compra de mídia, construção de blog, marketing de conteúdo, marketing em mídias sociais, Facebook, fanpage, grupos, Instagram, Twitter, entre outros. Procure estudar sobre as fontes que você tenha escolhido, estando bem informado e atualizado todos os processos se desenvolverão com mais facilidade quando você for colocar tudo na prática.

Existem também algumas perguntinhas simples e que surtem um grande efeito na hora da sua escolha, e você pode estar fazendo para te ajudar a identificar quais as fontes de tráfego que melhor vão se encaixar com as suas necessidades.

Quer saber quais são essas perguntas tão simples e que valem ouro? Vamos deixar alguns exemplos aqui pra você, veja algumas delas a seguir:

  • Qual o tipo de público eu quero atingir?
  • Qual a idade desse público?
  • Quais são as possíveis preferências desse público?
  • Onde posso encontrar esse público?
  • Que tipo de linguagem devo usar?
  • Quais são as dores desse público?
  • Quais são seus desejos?

Tudo isso para que você possa concluir essa primeira etapa com êxito, pois sabemos que você precisa de fluxo de pessoas e trazer esses visitantes até o seu funil de vendas através de iscas digitais é uma ótima jogada de marketing. Tendo em mente que seu foco principal é a entrada de clientes, pois é essencial ter pessoas chegando até o seu funil para que você possa sempre aumentar sua lista de contatos orgânicamente, realizar seus processos, manter um relacinamento com sua lista de leads e concluir muitas vendas. 

 

Conteúdo de real valor gratuito

O segundo passo será oferecer um conteúdo de valor gratuitamente, um e-book, uma aula completa, conteúdo premium, dicas sobre algum assunto em específico dependendo do nicho que você se encontra, em troca do e-mail do seu cliente em potencial.

Lebre-se que é muito importante você elaborar com carinho o produto que vai oferecer gratuitamente, deixe ele visualmente bonito, bem formatado, e claro, com conteúdo relevante que desperte no usuário o desejo de ter aquilo em mãos, pois sabemos também que seu lead precisa sentir interesse para se cadastrar em sua página de captura, e assim entrar para sua lista.

O usuário também precisa sentir segurança no que você esta oferecendo, precisa ver em você um especialista no assunto, tornando assim aquela proposta irresistivél, fazendo com ele deseje receber seu produto, entrando assim para o seu funil vendas e fazendo parte automaticamente da sua lista de contatos. Apartir daí você ja tem a oportunidade de manter um relacionamento com esse lead. 

Não esqueça de deixar claro para o usuário que você enviará esse conteúdo grátis pra ele no e-mail que ele cadastrar simultaneamente ao ele se cadastrar. Isso você fará configurando um e-mail de entrega automatizado.

Oferta de baixo custo

O terceiro passo será jogar o usuário automaticamente para uma oferta inicial de baixo custo, assim que ele se cadastrar na sua página de captura, isso ao mesmo tempo que ele receber o conteúdo gratuito que você prometeu.

E porque um produto barato? porque dificilmente uma pessoa irá comprar um produto de alto custo de primeira, sem ainda ter total confiança em você.

Esse método quebra essa objeçao de que a pessoa pode não se interessar, por você estar oferecendo um produto de baixo custo, é mais fácil da pessoa clicar em comprar por ser um produto de valor mínimo, estamos falando de um produto entre sete, dez e vinte reais.

Porém se o lead não adquirir o seu produto baratinho ali, naquele exato momento, não tem problema. Você sabe porquê? Vamos te dizer agora.

Se lembra que ao se cadastrar o usuário entrou para sua lista? Então, mesmo que ele não efetue a compra você ja o têm em sua lista de contatos, não é mesmo?!

Sendo assim, poderá continuar mantendo contato com esse cliente em potencial futuramente. Faça o uso do remarketing, que é bem simples de ser configurado e te ajudará muito.

Você poderá também acompanhar esse usuário com mensagens por alguns dias, e depois oferecer esse mesmo produto de entrada novamente, tentando converter ele a comprar esse primeiro e-book. uma parte muito interessante desse primeiro produto é que se você cobrar bem baratinho muita gente vai efetuar a compra.

Porém não use esse dinheiro adquirido aqui como lucro, deixe ele reservado para que você possa investir em tráfego para o seu funil, com Google Edwords, Facebook ads, etc. 

Oferta principal

O quarto passo será realizadoo apenas com os leads que efetuarem a compra do produto de baixo custo oferecido anteriormente. 

Funcionará da seguinte maneira. Ao realizar a compra do produto barato, automaticamente abrirá uma janela de oferta com o produto de preço médio, que chamamos de produto principal.

Esse, diferente do outro, tem o custo médio entre 200 à 350 reais, no máximo 500 reais, pois para realizar uma compra de valor maior que esse o usuário precisa ter credibilidade em você, e isso só será adquido com tempo mantendo relacionamento. 

No entanto, como anteriormente, nem todas as pessoas vão comprar esse produto também. Mas como antes você poderá trabalhar com esses leads que não efetuaram a compra através de e-mail marketing e remarketing. E pode posteriormente fazer essa oferta outra vez.

Lembrando que as vendas efetuadas aqui serão lucro!

Oferta upsell

O quinto passo, no entanto, será feito somente com o usuário que comprar o produto principal, quem não adquirir não vai ter acesso a essa página. O preço aqui para surtir um efeito positivo precisa ser um pouco menor do que o do produto oferecido antes. Por exemplo:

-Se você ofereceu como produto principal um guia de 200 reais, aqui seria viável que fosse afertado um produto de 100.

Fazendo dessa maneira suas chances de realizar mais uma venda aumentariam consideravelmente.

Devemos te contar que a maioria das pessoas provavelmente não vai concluir essa compra, mas como ela só será vista por quem ja comprou um produto isso não será problema, esse upsell servirá somente para, quem sabe, aumentar um pouco mais seu lucro.

Vale lembrar que você pode colocar esse upsell dentro do seu produto principal como banner por exemplo, e assim aumentar ainda mais as chances de ampliar essas vendas e também seu lucro.

 

Como funciona o funil de vendas

 

Quando você chegar a essa parte do funil de vendas, já terá em mãos uma lista de contatos construida orgânicamente, o que é maravilhoso e também já possuirá leads que consomem seus produtos. 

Sendo assim ao longo dos dias, semanas e meses será o momento de o momento de oferecer um programa de afiliado, lançamento de algum parceiro seu,ou até um novo produto seu mesmo, podendo fazer um lançamento perpétuo, que funciona com formato de lançamento em três vídeos de  venda ou engatar seus contatos num webinário perpétuo, que é uma aula online que roda todos os dias.

Depois de passar pelo processo de vendas do funil, efetuando uma, duas, três, ou nenhuma venda por lead da sua lista, agora é a hora de nutrir o relacionamento com os conteúdo que você produz em seu blog, canal do you tube, postagem no facebook ou instagram, etc.

Lembramos que conteúdo de qualidade gera audiência e também nutre o público que você já possui. Isso além de gerar tráfego nas suas redes sociais, traz também credibilidade à seu trabalho, oque aumenta a confiança do seu cliente em você. Oque consequentemente no futuro será convertido em mais vendas. Por isso nutrir esse relacionamento com sua lista de contatos é tão importante.

Através dessas publicações que serão feitas para manter contato com sua lista, outras pessoas que estão nas redes sociais podem se interessar pelo assunto publicado, gerando assim mais tráfego, e melhor, tráfego de clientes novos, futuros novos leads para sua lista, o que te levará para o inicio do funil novamente. 

À partir daqui, você junta esses novos leads com os primeiros que não efetuaram a compra mínima, e temta converter eles em vendas passando por todos os processos novamente.

Então o que você achou dessa estrátegia de marketing? Esperamos que tenha gostado! Coloque em prática todas essas dicas e veja com seus próprios olhos o sucesso chegar à sua porta. 

Leia também os sete conselhos que adotei de pessoas produtivas, e fique por dentro de mais dicas valiosas.

 

 

 

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