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Como criar uma campanha no Facebook Ads

Vou deixar aqui para você seis passos essenciais para criar uma campanha de sucesso, confira.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Como criar uma campanha no Facebook Ads
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Como já sabemos o Facebook Ads é o sistema de anúncios pagos do Facebook, que possibilita a você criar campanhas dentro da rede social, baseadas no perfil dos usuários, dos seus amigos e em seus comportamentos. 

Desde o lançamento do Facebook, que aconteceu em 2004, ele não parou de crescer, e isso também é possível perceber na sua plataforma publicitária, chamada Facebook Ads.

Explicando de forma simplificada, Facebook Ads é o sistema através do qual você poderá promover sua página do Facebook, website, evento, produtos ou App.

Dentro dele é possível criar anúncios de texto, gráficos e com vídeos, eles irão aparecer no início da timeline, perfil e imagens dos usuários.

Você pagará somente pelas visualizações ou pelos clics recebidos em seu anúncio.

Você poderá criar anúncios e segmentar de forma específica a audiência que você quer atingir, e tudo em função do orçamento que você definir, o que otimizará o uso dos seus recursos investidos.

E por falar em anúncios, eles poderão ser promocionais, comerciais, institucionais, jornalísticos ou de qualquer outro tipo, tudo dependerá da sua proposta para se comunicar com seu público-alvo.

A verdade é que, essa ferramenta de anúncios do Facebook se tornou uma das vias publicitárias online mais utilizadas atualmente.

E o fator de mais importante do Facebook Ads é que com o uso correto dele é possível transformar o seu público-alvo em futuros clientes.

Você terá duas formas de usar o Facebook para atingir seu público e fazer com que as suas publicações cheguem ao maior número de pessoas:

 

 Veja agora algumas vantagens de se usar o Facebook Ads.

 

(fazendo) Como criar uma campanha no Facebook Ads

 

Viu só quantas vantagens você terá ao usar essa ferramenta?!

A essa altura você já deve estar curioso para saber por onde pode começar a criar sua campanha no Facebook Ads, não é mesmo?!

Então bora conferir esse passo a passo top que vai te ajudar a converter seu público-alvo em futuros clientes.

 

6 passos essências na hora de criar uma campanha no Facebook Ads

1- Entre no Facebook for Business

Depois de estar nesta página, a primeira coisa a ser feita é clicar no botão em cima, à direita, onde está escrito "criar anúncio".

Mas você também pode entrar usando o Facebook, clicando no link criar anúncio, na barra à esquerda na página da rede social.

 

 

2- Objetivo da campanha

Depois de ter clicado no botão criar anúncio agora é a hora que você vai determinar o objetivo da sua campanha.

E vale lembrar que tudo depende de qual será o seu foco ao criar essa campanha, tenha calma e leia sem pressa os onze objetivos que vão aparecer como opções para você escolher.

Veja na imagem abaixo os 11 objetivos.

 

(fazendo) Como criar uma campanha no Facebook Ads

 

Você terá muitas opções em mãos, então tenha cautela e analise eu anúncio e confira sua proposta para ser certeiro na hora que for escolher o objetivo da sua campanha.

 

 

3- Defina seu público-alvo

Essa será uma das partes do processo mais importantes, pois é aqui que você irá definir que tipo de público verá os seus anúncios.

Mas para que isso tenha os melhores resultados depois, é necessário que você conheça qual é o seu público-alvo, qual sua faixa etária, gostos, costumes, etc. quanto maior for o seu conhecimento sobre eles melhor serão seus resultados finais.

O Facebook deixará disponívell para você que irão e ajudar a atingir e aumentar a eficiência dos seus esforços de divulgação, acompanhe agora quais são eles:

  • Segmentação por Interesse:

    Isso quer dize que você poderá definir a audiência do seu anúncio a partir dos interesses que as pessoas indicam em suas biografias.

    Oque eu quero te dizer é que, você poderá mostrar seus anúncios segmentando-os com base em diferentes tipos de informações, tais como:

    - Idade;
    - Gênero;
    - Cidade e país em que vivem;
    - Aplicativos que usam no Facebook;
    - Páginas ou Fan Pages em que deram like;
    - Jogos dos que participaram;
    - Grupos dos quais fazem parte e muito mais.

    Além disso, as atividades fora da rede social também serão consideradas. Desta maneira você terá uma audiência seleta focada nos mesmos interesses.


    (fazendo) Como criar uma campanha no Facebook Ads Dica: Como usar corretamente o pixel no Facebook.

     

  • Custom Audience ou Público Personalizado:


    Esta é uma base de dados de usuários ja conhecida por você, para que você pode escolher mostrar anúncios específicos.
    São clientes e usuários que você já possui informações úteis.

    No entanto, existem diferentes tipos de público personalizado, ligados diretamente ao tipo de lugar de onde você os extraiu. Veja:

    - Lista de Clientes: Ela pode ser uma lista de números de celular, IDs de Facebook ou endereços de e-mail. Geralmente, tratam-se de clientes que você já conhece.

    - Tráfego do Site: Aqui as informações do seu público são obtidas a partir das visitas à sua página web.
    Este é o tipo de fonte é ideal se você tem o foco de exibir seus anúncios a usuários que entraram no seu site. Será necessário apenas que você crie um pixel de seguimento.

    - Atividade em Aplicativos: Esse é bem similar ao caso anterior, a informação é obtida a partir das visitas que os usuários costumam fazer no seu app mobile.
    Essa é a forma recomendada quando seu objetivo é mostrar anúncios para os usuários do seu aplicativo.
    Nesse caso, você precisa inserir o código que o Facebook vai te fornecer para começar a criar a sua Custom Audience, para assim conseguir identificar usuários com traços semelhantes aos dos usuários que interagiram previamente com sua marca ou página web.



  • Lookalike:

    Também conhecido como Público Semelhante, se a sua conta no Facebook está configurada em português – esse é um público criado a partir de uma Custom Audience.
    Esta modalidade é muito interessante quando o objetivo é maximizar o alcance, já que permite criar um público “semelhante” ao que você carregou anteriormente como Público Personalizado.
    Dessa forma, para poder trabalhar com Público Lookalike, você precisa ter definido uma Custom Audience previamente.

    Esse é o tipo de público que vai aumentar consideravelmente suas possibilidades de criar clientes em potencial.
    Esta estratégia é muito eficaz, principalmente para aumentar o número de fãs da sua Fan Page e para transmitir uma mensagem para as pessoas certas (por exemplo, jornalistas, se o que você quer é apresentar um anúncio para a imprensa).




    (fazendo) Como criar uma campanha no Facebook AdsDica: Anúncios que mais convertem.

     

    4- Defina o seu orçamento

Depois de segmentar seu público e estar por dentro de quem irá receber seus anúncios é a hora de definir seu orçamento diário e a duração da sua campanha, isto é, se você quiser que a campanha comece imediatamente ou se prefere indicar uma data de início e de término.

 

(fazendo) Como criar uma campanha no Facebook Ads
 

 

A melhor parte é que não é necessário investir um orçamento mínimo, você terá que  escolher entre dois tipos de pagamento: 

  • Pagar por Impressões (CMP) ;

  • Pagar por Cliques (CPC).

Se você escolher a opção CMP, irá pagar a cada mil vezes que alguém veja o seu anúncio, mesmo que o anúncio não tenha nenhum clic ou ação.
É um fato que esta é uma boa opção se seu objetivo for aumentar a visibilidade da sua marca e/ou produto.

Porém, vendo por outro ângulo, se você escolher CPC, vai pagar somente por cada clic dado no seu anúncio, o que garante que um usuário não só viu como também clicou nele.

Embora seja um pouco mais caro e bem ‘menos massivo’, essa escolha te fornecerá estatísticas muito mais precisas, da mesma forma como ajusta seu orçamento de forma mais eficaz, sendo assim, é uma excelente escolha para pequenas e médias empresas que estão começando agora.

Existe também a opção alcance único diário, ela serve para que o seu anúncio seja mostrado somente um vez ao dia, e sempre a um mesmo usuário.
Essa não é a opção mais recomendada para públicos de pequenas proporções ou para anúncios que estão localizados na lateral direita do Facebook.

 

5- Crie o seu anúncio

Depois que você já tenha configurado todas as partes técnicas da sua campanha e também tenha decidido o público-alvo, chega grande hora, impulsar sua publicação.

Faça isso levando em conta em alguns requisitos, por exemplo:

  • Dedique o tempo necessário à tarefa de criar um bom título;

  • O título não deve exceder 25 caracteres;

  • Você deve criar uma descrição coerente com o objetivo do anúncio;

  • A descrição tem um limite de 90 caracteres;

  • Use boas imagens, compre uma, caso seja necessário, e adeque a gráfica às medidas corretas;

  • Se houver textos na sua imagem, certifique-se de que a área que ele ocupa não exceda 20% do espaço total (Facebook Ads fornece ferramentas de controle, como uma grade);

  • Antes de publicar o seu anúncio, use a opção de “preview” para ver como ficou;

  • Certifique-se de que o anúncio é bem exibido em todos os dispositivos;

  • Não se esqueça de incluir uma chamada para ação irresistível.


6- monitorar e medir os resulta dos da sua campanha

Depois que a sua campanha esteja ativa, é preciso fazer o seguimento para que você possa ver se ela está funcionando corretamente e dando resultados

positivos.

É essencial medir os resultados de seus anúncios pagos, podendo assim realizar as alterações necessárias para aprimorar suas campanhas, para obter resultados cada dia melhores.

Dependendo do objetivo que você teve ao criar seu anúncio, você deve considerar métricas diferentes.

Algumas das mais importantes são as ações ou conversões, a taxa de conversão, a pontuação de relevância (ela serve para você saber o quanto o Facebook considera seus anúncios interessantes para o público), a frequência ou a quantidade de vezes que um anúncio é visto e as vendas.

Considere essas métricas, analise seus resultados, tenha sempre um bom conteúdo por trás do seu anúncio, fazendo assim você terá sucesso com seus anúncios, com toda certeza!

 

Notas finais:

E aí? Já sabia como criar sua campanha no Facebook Ads?

Compartilhe em suas redes sociais e marque seua amigos.

Leia também introdução ao Facebook Ads.

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