Como apontar seu domínio para uma hospedagem - Maximize Space

Maximize Space - Painel de Controle Profissional Maximize

Como apontar seu domínio para uma hospedagem

Seu domínio já foi registrado com sucesso?! E agora você deve estar se perguntando o que deve fazer para apontar seu domínio. Continue comigo que vou te ajudar com isso agora.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Como apontar seu domínio para uma hospedagem
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Ter dúvidas é normal, principalmente se você for um afiliado iniciante, por isso estamos aqui para esclarecer seus questionamentos e te direcionar ao caminho certo nessa jornada.

Bom nós sabemos que o básico para uma página na internet é o domínio e uma hospedagem, todos sabemos que para você começar um projeto online e se estabelecer dentro da internet, você precisará de um serviço como esse.

Um site, nada mais é que um conjunto de arquivos, textos, imagens e códigos, isso mesmo.

O entendimento sobre o que é o termo hospedagem é bem simples, veja, um conjunto de arquivos que formam e compõem um site estão armazenados em determinado servidor, dizemos, então, que este determinado site está hospedado neste servidor.

 Vou deixar aqui o passo a passo simplificado para você, e não se preocupe, se por acaso depois da leitura, você ainda tenha dúvidas entre em contado com a gente por nossas redes sociais que nosso suporte estará a sua disposição para te ajudar.

É válido eu te lembrar que seu domínio e a hospedagem não precisam necessariamente ser adquiridos no mesmo lugar.

Se você adquiriu seu domínio e sua hospedagem e lugares diferentes não tem problema, porém precisará fazer uma pequena e necessária configuração para que o domínio seja ligado a hospedagem.

Essa configuração é chamada de apontamento DNS, esse acrônimo vem de Domain Name System, que, em português, quer dizer "Sistemas de Nomes de Domínios".

Parece ser complicado, mas não é, imagine que esse sistema é como se fosse um catálogo, sabe daqueles amarelos e antigos? Bom talvez eles não sejam da sua época, porém é uma maneira bem simples de se entender como funciona esse processo.

Antigamente, antes da internet existir, quando alguém precisava saber um endereço, de estabelecimentos, pessoas, ou até número de táxi, endereço de uma praça, etc.. Era preciso da ajuda desses catálogos, principalmente se você viajava e estava em uma cidade desconhecida, e como não tinha celulares, GPS e o Google era costume levar consigo um "livro" desse para não se ver perdido.

Então, o sistema DNS funciona como um catálogo de endereços dentro da internet, e esse sistema é o responsável por fazer a ligação entre os domínios e os servidores de hospedagem no mundo todo.

Se você ja tem seu domínio e sua hospedagem e quer fazer com que eles trabalhem juntos, agora é a hora! Vou deixar aqui para você um tutorial de como apontar um domínio para uma hospedagem, confira.

Para você conseguir fazer esse processo de apontar domínio corretamente, você precisará passar por três etapas, que são elas:

 

Etapa 1: 

Preparar a hospedagem para receber o domínio

Quando você colocar o nome do servidor no local onde o domínio foi registrado, o sistema de DNS vai procurar pelo servidor de hospedagem informado.

Porém se ele não existir, ou se seu domínio não estiver presente no servidor, a alteração será recusada e você não conseguirá concluí-la.

Por isso, antes de você apontar o DNS do seu domínio para a hospedagem é preciso configurar o domínio na hospedagem.

Este tipo de configuração é realizada automaticamente quando seu domínio foi informado ou registrado, no momento da contratação da hospedagem. Sendo assim, nesse caso, nenhum outro procedimento será necessário.

Se este for o seu caso, você deve pular esta primeira etapa e ir sem medo para a etapa 2.

Porém se seu domínio ainda não foi configurado na hospedagem, continue comigo, vou te explicar o que deve fazer.

Preste muita atenção e realize o passo a passo que vou detalhar a seguir.

Acesse o painel de controle da sua hospedagem e procure pela área de administração de domínios. A localização pode mudar dependendo da empresa.

Se a empresa que você contratou a sua de hospedagem disponibiliza o cPanel, que é um painel de controle muito popular e simplificado, vá até ele e procure  pela área Addon domains ou Domínios de complementos, em português.

 

Como apontar o domínio para nossa hospedagem e solicitar página  de vendas

 

Em hospedagens que não usam o cPanel, a inserção é realizada em áreas com outros nomes, mas a lógica é a mesma.

Depois que você localizar a área, insira o domínio que deseja apontar para a hospedagem na tela que se abre.

Se o seu plano de hospedagem permitir, você poderá inserir vários domínios complementares em uma mesma hospedagem.

 

Etapa 2

Apontar o DNS do domínio para a nova hospedagem

Se você já chegou até aqui é sinal que sua hospedagem já está prontinha para receber o domínio, já posso te explicar a segunda etapa então, para que você veja na prática como apontar seu domínio para a nova hospedagem.

Fique atento aos detalhes, pois esse será o passo mais importante de todo o processo, afinal é ele quem vai efetivamente “ligar” o domínio à hospedagem. Veja.

Primeiro, você deve acessar o painel de administração do local onde seu domínio foi registrado.

Após, você deve localizar a área de gerenciamento de DNS. Essa área pode ser nomeada de  diversas formas, dependendo de qual empresa estamos falando.

Essa nomenclatura, entretanto, deve ser algo como “Alterar servidores DNS” ou “Alterar Nameservers”.

Uma vez que você esteja dentro da área de edição do DNS, será preciso inserir os valores NS, cuja sigla significa nameserver ou servidor de nomes.

Esses valores serão fornecidos pela sua empresa de hospedagem. É comum que os nomes de servidores sejam informados após a ativação do plano que você contratou, por e-mail ou através do painel de controle.

A quantidade de entradas pode ser de dois ou mais valores, e deve ser algo parecido com:

 

  • ns01.servidorx.com.br
  • ns02.servidorx.com.br
  • ns03.servidorx.com.br

Tendo os valores em mãos, agora você precisa inseri-los nos campos apropriados, dentro do painel da empresa onde seu domínio foi registrado.

 

Etapa 3

Aguardar a propagação do DNS

Esta é a etapa onde você precisará aguardar a propagação da alteração por toda a internet.

Esse é um processo que pode levar até 72 horas para ser concluído, mas isso é raro, normalmente ele ocorre em apenas 24 horas.

Este tempo de propagação tão longo está explicado no fato do sistema de nomes de domínio (DNS) ser um recurso distribuído.  E por isso leva tempo para ser concluído.

Como eu já te contei acima o DNS funciona como se fosse uma espécie de catálogo de endereços dentro da internet, fazendo o papel de ligar os nomes de domínios aos servidores de hospedagem.

Deixa-me te explicar o que acontece na prática, muitos servidores espalhados pelo mundo possuem uma cópia deste "catálogo de endereço".

O que significa que fazer qualquer mudança na base de dados, como por exemplo a alteração dos nameservers, faz com que esta informação precise ser enviada para todos os servidores de DNS espalhados pelo mundo atualizando as informações dos 'catálogos'.

Os servidores transmitem as mudanças efetuadas para “seus colegas” mais próximos, que por sua vez, passam as informações para os outros e assim por diante.

Por isso em até 72 horas, todos os servidores de DNS da internet no mundo todo recebem a mudança realizada em um servidor.

 

Notas Finais:

E ai, gostou do artigo? Espero ter te ajudado a solucionar suas dúvidas.

Compartilhe em suas redes sociais e marca aquele amigo que está precisando de umas dicas.

Continue com a gente e leia também o dicionário da hospedagem e fique por dentro da linguagem usada na hospedagem.

 

 

 

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: