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A maneira mais simples de aplicar estratégias de marketing sensorial no seu negócio

Saber despertar o interesse do consumidor é a chave para um negócio de sucesso. Veja a seguir como os cinco sentidos podem influenciar seu cliente na hora de fazer a decisão da compra.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

A maneira mais simples de aplicar estratégias de marketing sensorial no seu negócio
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Marketing sensorial nada mais é que um conjunto de ações usadas para despertar e ativar o seu cliente através dos cinco sentidos:

  1. Visão
  2. Audição
  3. Tato
  4. Olfato e
  5. Paladar

O primeiro passo para poder fazer um bom Marketing Sensorial é você conhecer o seu público-alvo.

Saber qual é sua faixa etária, seus interesses, suas dores e desejos. Entender todas as nuances do seu cliente é essencial para que você possa alcansá-lo de maneira mais adequada, mais forte e mais eficaz. 

Criar sua persona, com todas as características organizadas em uma planilha pode te ajudar muito a organizar todos os dados coletados e a enchergar com clareza todas as informações.

Por exemplo, saber se seus clientes são homens ou mulheres é um ponto importante.

Sabe porquê? Vamos te dar um exemplo onde isso pode acontecer.

No olfato há campos sensoriais que reagem de maneiras distintas para determinadas pessoas, e alguns são totalmente diferentes quando se trata de homens ou mulheres.

Elas geralmente reagem melhor a aromas adocicados, florais e cítricos. No entanto eles pendem para os aromas amadeirados, couro e relva.

E isso não acontece somente com o olfato. Pois na visão, audição e paladar também é preciso ter essa atenção extra.

As pessoas têm gostos diferentes, e determinados grupos são mais sensíveis à determinadas músicas, imagens, cheiros e sabores. 

Por isso é tão importante conhecer o seu cliente. Sabemos que uma campanha que foi arrebatadora com determinhado grupo, pode simplismente ser inútil com outro. E tudo isso pelo simples fato da diferença de gostos sensoriais entre eles.

 É preciso dar a atenção necessária aos pequenos detalhes para ter uma campanha de sucesso.

O segundo passo é definir qual é o seu objetivo com a campanha que você pretende lançar.

A Forebrain, uma empresa brasileira especializada no estudo de neuromarketing afirmou que 90% das decisões feitas pelo cérebro são realizadas de forma inconsciente.

Por isso provocar uma experiência diferenciada em seu cliente através do seu produto é muito viável para o aumento de vendas e também vai fazer com que seu cliente guarde sua marca em sua memória.

Existem muitas marcas que já fizeram isso, e deu muito certo, veja algumas delas a seguir:

 

Dunking Donuts

Essa empresa de donuts localizada em Seoul na capital da Coréia do Norte pensou fora da caixa e instalou dispensers de cheiro dentro dos ônibus e dos metrôs.

Para que quando tocasse no rádio a propaganda da marca o cheiro do café deles fosse espalhado pelo ar. 

Essa brilhate ideia de usar o olfato como gatilho mental para instigar as vendas deu super certo e fez com que as pessoas comprassem muito mais donuts.

Como aplicar estratégias de marketing sensorial

 

 

Melissa

Essa marca famosa de calçados, usou de uma maneira genial o marketing sensorial em seus calçados infantis. Ela usa o cheiro de tuti-fruti em seus produtos para associar sua marca á memória olfativa das pessoas.

Além desse cheirinho agradável cativar as crianças pelo fato de lembrar o aroma de chicletes, ele também se tornou uma característica forte na identidade da marca Melissa.

Como aplicar estratégias de marketing sensorial

 

Mahogany

A empresa de cosméticos e perfumes Mahogany adotou uma trilha sonora em suas lojas alinhada aos valores da marca. 

O que fez com que seus clientes guardassem a marca em sua memória auditiva. 

 E essa atitude também surtiu efeito em suas colaboradoras que rendiam muito mais em seus trabalhos por estarem num ambiente mais agradável e animado.

Como aplicar estratégias de marketing sensorial

 

Hotel Marriott

Essa cadeia de hoteis fez o uso da técnologia 4D para "teletransportar" pessoas para diversos destinos de férias, através de uma cabine e óculos rift.

Por exemplo, quando o destino era o Hawaii, foram instalados aquecedores dentro da cabine, para que acontecesse a sensação de calor do sol, e para o mar foram instalados borrifadores de água, que jogavam gotículas nas pessoas. Deixando assim a experiência ainda mais realista.

 

The Fat Duck

Esse restaurante localizado na Inglaterra virou destaque depois de lançar o prato "sons do mar". Com ele vem acompanhado um iPod delicadamente colocado dentro de uma concha. 

Assim quando o cliente for saborear o prato fica ouvindo o som das ondas do mar batendo na costa, um toque de delicadeza perfeito para alguém que esteja saboreando um belo peixe, ou então para quem esteja com saudades da praia.

Como aplicar estratégias de marketing sensorial

 

 

Técnicas de Marketing Sensorial são aplicadas para que seu cliente tenha uma UX  ainda mais positiva.

Estamos vendo dia após dia esse conceito de marketing crescer, ainda mais depois da pesquisa feita pela Universidade de Oxford que provou que a combinação de som com comida e bebida intensifica o sabor dos alimentos.

O realidade é que todos estão vendendo experiências agora, e não somente produtos, pensando sempre em conquistar e cativar seus clientes utilizando todos os sentidos. 

Essa revolução vêm acontecendo pelo desgaste das técnicas já utilizadas no marketing.

 A grande concorrência no meio do empreendedorismo fez com que surgisse a necessidade da inovação, e com a grande quantidade de novas tecnologias, e inúmeras possibilidades, por que não colocar a imaginação em jogo, criar produtos inovadores e fazer o uso das sensações para aumentar suas vendas? 

Quantas ideias fora da caixa não é mesmo?

 

Notas finais

E você, já teve alguma ideia revolucionária que deu certo?

Ou têm em mente alguma ideia inovadora que pretende por em prática?

Agora que você já sabe como o marketing sensorial pode ajudar a sua empresa que tal achar um meio de por essa estratégia em prática no seu negócio. Vai ser sucesso! com toda certeza ;)

Leia também as tendências nas redes sociais em 2019 e fique por dentro das novidades.

 

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