Close Friends do Instagram: como utilizá-lo para dar um up no seu negócio - Maximize Space

Maximize Space - Painel de Controle Profissional Maximize

Close Friends do Instagram: como utilizá-lo para dar um up no seu negócio

Essa é uma funcionalidade existente no Instagram que permite aos usuários da rede social mostrar seus stories a uma lista exclusiva e você pode usar isso à seu favor em seu negócio. Quer saber como? Continue com a gente e confira.

Por Leticia Cruz dia em Maximize Space

Close Friends do Instagram: como utilizá-lo para dar um up no seu negócio
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Em meados de 2017 o instagram havia anunciado que lançaria uma ferramenta com a qual seria possível publicar conteúdo apenas para um público previamente selecionado de seus seguidores.

Um ano depois essa novidade chegou, o 'Close Friends' ou 'melhores amigos', como também é conhecido, digamos que essa funcionalidade do instagram equivale aos grupos do Whatsapp.

Sabemos que antes já era possível enviar algum conteúdo específico para alguém via direct, porém após a chegada do Close Friends isso ficou ainda mais interessante, pois agora é possível selecionar várias pessoas da sua lista de seguidores.

Porém, para adicionar este recurso às suas estratégias de Marketing Digital de mameira que proporcione efeitos positivos, é necessário compreender como desfrutar desse método de comunicação, para poder usá-lo coerentemente á seu favor.

Veja agora algumas dicas básicas de como usar corretamente o Close Friends que vão te ajudar muito:

 

1- Segmente seu conteúdo


Com certeza seus clientes têm perfis distintos, então, uma das formas de utilizar o Close Friends de maneira correta é para a segmentação de conteúdo. Por exemplo, você pode criar uma lista de melhores amigos com os clientes que possuem interesses em comum, e assim criar uma comunicação específica e personalizada para esse público-alvo.

Uma das vantagens é que a lista pode ser administrada, e sendo assim é possível mudar sua estratégia de tempos em tempos para atender a todos os seus seguidores. E, agindo desta maneira, as suas investidas em estratégias de Marketing podem ser ainda mais assertivas.

 

2- Relacione-se com seus clientes


Esse recurso também é uma maneira utilizada para estreitar os laços com seus clientes, principalmente pelo fato da comunicação  ser muito mais direcionada, o que aumenta ainda mais as chances de interação de qualidade com seu público.

Lembre-se que os feedbacks dos usuários são fundamentais para que a sua marca consiga se adaptar e evoluir dia após dia.

Pensando por esse ângulo tenho uma dica para te dar, aproveite essa aproximação com o seu cliente e use o seu Instagram como um canal de perguntas e respostas.

Por exemplo, você poderia intercalar entre os conteúdos que posta algumas solicitações de feedbacks, para assim entender o que os seus seguidores estão achando dos produtos e ou serviços oferecidos por você e por sua empresa.

O que eu estou tentando te mostrar aqui é que a grande vantagem é obter retornos construtivos, principalmente dos pontos positivos e daqueles que necessitam de alguma alteração para futuras melhorias.

 

3- Promova sua marca


Essa é uma boa estratégia para ser aplicada a lista de Melhores Amigos do Instagram, pois é uma maneira fácil de promover a sua marca.

Dessa maneira o cliente poderá conhecer mais sobre a sua empresa de forma mais dinâmica e interativa.

Em seus Stories, você poderá compartilhar informações institucionais, deixar em evidência os benefícios dos produtos e/ou serviços oferecidos por você, seus diferenciais, podendo até mesmo filmar os bastidores de seu negócio, deixando o público ainda mais próximo de você.

Por exemplo, você pode apresentar como seus produtos são fabricados, quem são os profissionais responsáveis pela criação, desenvolvimento e finalização, entre outras curiosidades, gerando assim ainda mais valor a sua marca.

No entanto, nunca deixe de lado o compartilhamento de conteúdos relevantes, úteis e interresse para seus seguidores.

Fazendo dessa forma você se tornará uma autoridade no ramo em que está atuando e irá ser visto como referência relevante positiva no assunto.

 

4- Ofereça serviços exclusivos


O espaço Close Friends também pode ser usado para se fazer ofertas de conteúdos e serviços exclusivos,veja como:

  • Informações interessantes e relevantes exclusivas;
  • Novidades em primeira mão fazendo uso de divulgação exclusiva de alguns detalhes a um público seleto;
  • Promoções que poderão ser divulgadas somente para sua lista de melhores amigos.

Dessa maneira você fará com que esse público se sinta especial e valorizado por você, o que  prenderá mais a atenção dos seus seguidore, e isso somará pontos positivos para o seu negócio.

 

Bom, se ainda restou em você alguma dúvida que essa ferramenta pode ser a porta de entrada para muito mais engajamento e sucesso para o seu negócio, confira agora algumas vantagens sobre o Close Friends e saia da indecisão:

 

  • Estreitamento de laços com clientes;
  • maiores chances de fidelização;
  • aumento do sentimento de valorização por parte dos consumidores;
  • comunicação e estratégias de marketing mais assertivas;
  • possibilidade de coletar feedbacks sinceros e construtivos;
  • melhora na percepção da empresa quanto aos conteúdos que tem mais engajamento;
  • contribuição para aumentar o posicionamento da marca no mercado.

 

E lembre-se, todos os nichos tem seu potencial, se você ainda não definiu o seu a hora é agora para fazer isso, para assim usar isso á seu favor.

Se você não faz ideia de por onde começar seu Close Friends e como fazer, então bora anotar ai:

 

Passo 1

Informe sobre sua  lista do Close friends nos seus stories.

Esse sera  o primeiro lugar que você deve recorrer para contar aos seus seguidores que irá criar uma lista para transmitir assuntos exclusivos ou dar descontos relâmpagos, por exemplo, mas isso vai depender do seu nicho de negócio.

AÉ.. e não esqueça de colocar um gatilho na copy nesse store inicial, um gatilho estratégico que incentive seus seguidores a compartilhar seu store, para assim espalhar a notícia.

veja no exemplo abaixo:

 “Fala galera! Hoje eu tive uma grande ideia! Vou criar um close friends, uma lista exclusiva de amigos somente para quem compartilhar o próximo story e marcar meu perfil para que eu veja que compartilhou. Compartilhem o stories para participar do melhor close friends do Instagram”.

Depois disso você pode criar um stories somente para informar qual o assunto do close friends, que as vagas são limitadas, que para participar é só printar aquela informação e publicar no stories marcando seu perfil, entre outras informações que desejar acrescentar.

E pronto, só aguardar seus seguidores começarem a compartilhar e você receber a notificação da marcação em seu direct.

 

Passo 2

Mas com nem tudo na vida são flores, pode ser que o compartilhamento não aconteça, ou aconteça minimamente, e você precisára de um número maior de compartilhamentos.

Por isso é sempre bom e recomendável ter um plano B na manga. Fique de olho durante algumas horas para ver como anda o compartilhamento.

No entanto, caso seus seguidores não compartilhem depois de algumas horas de você ter publicado seu store, não tem problema, ainda há solução.

Recorra aos seus amigos =)

Como diz  o velho ditado “quem tem amigo, tem tudo”, pois é, isso é uma doce verdade. Afinal, amigos sempre dão aquela força nas melhores e piores horas.

Por isso, caso seu post no stories não bombe de imediato, recorra aos seus amigos para compartilhar com os seguidores deles.

Este plano B pode ser usado até se o plano A funcionar, pois assim, você consegue alcançar um número maior de pessoas.

 

Passo 3

Esse último passo  é aquela #DICAMAX que não pode faltar.

Use a hashtag #CloseFriends
Como essa ferramenta é a nova onda do momento, usar a hashtag é uma outra maneira de fazer com que as pessoas encontrem você.

E não deixe seu feed de lado, prepare uma bela copy e publique sobre seu Close Friens nele também.

Esteja sempre a frente e dê uma olhada em quem está usando essa hashtag, além de analisar o que as outras pessoas estão falando sobre essa estratégia para que possa ajudar você de alguma forma.

 

Muitos influencers já fazem uso dessa ferramenta, confira:

 

João Pedro

Eleito pela FORBES como um dos 30 jovens de sucesso abaixo de 30 anos. Hoje, com 23 anos, é um empreendedor de sucesso que inspira muitas pessoas.

João aproveitou a nova onda do close friends para compartilhar com alguns de seus seguidores conteúdos exclusivos em uma lista reservada para determinado grupo de pessoas.

 

Close friends do Instagram: como utilizá-lo paradar um up no seu negócio

 

Este tipo de resposta ativa a curiosidade do seguidor e aumenta sua vontade de participar dessa lista do close friends.

 

Paulo Cuenca

Empreendedor, marketeiro e diretor de conteúdo, o Paulo entrou nessa brincadeira séria de distribuir conteúdo totalmente gratuito para algumas pessoas do Instagram, sejam seguidores dele ou não.

 

Close friends do Instagram: como utilizá-lo paradar um up no seu negócio

 

Notas Finais:

E ai?! Gostou dessa ferramenta?

Marca aquele amigo que está precisando de uma estratégia nova.

Leia também a diferença entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing e não vacile.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: